- Publicidade -

More

    PR inaugura primeira fase de Campus Universitário que acolherá 2.200 estudantes em 2012

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    Ficheiro:José Eduardo dos Santos 2.jpg

    Luanda, 14 nov (Lusa) – O Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, inaugurou hoje a primeira fase do Campus Universitário Agostinho Neto, onde em 2012 arrancam os cursos de Matemática, Química, Física e Ciências de Computação, para 2.200 estudantes.

    A primeira fase do Campus Universitário inclui os espaços para a Reitoria, departamentos de Física, Química, Matemática, Computação e a Biblioteca, a estrutura mais alta do conjunto arquitetónico, explicou na ocasião o ministro do Urbanismo e Construção, Fernando Fonseca, citado pela agência de notícias angolana ANGOP.

    O campus inclui ainda um refeitório, instalações para agências bancárias, lojas, complexo residencial, para docentes e não docentes, ginásio, laboratórios de ensino e investigação, entre outras estruturas.

    Após a inauguração de hoje, o ministro Fernando Fonseca considerou o Campus Universitário de Luanda o maior e mais moderno projeto urbano arquitetónico a nível académico no país.

    O ministro salientou que a qualidade do projeto, em construção desde 2002, recebeu vários reconhecimentos e mereceu um galardão internacional.

    A instituição ocupa uma área de 2.000 hectares e a construção custou 190 milhões de dólares até agora. Concebidas para albergar 40 mil estudantes, as instalações foram projetadas tendo em conta a predominância dos ventos, convertendo-os em fatores de ventilação, e a posição solar, acrescentou Fernando Fonseca.

    A segunda fase, que deverá começar a ser construída no próximo ano, prevê a construção das faculdades de Engenharia, Medicina, Instituto Superior de Ciência de Saúde e um hospital universitário, com capacidade para internar 110 doentes, com serviços gerais e de emergência.

    Recentemente, a vice-reitora da Universidade Agostinho Neto (UAN), Maria Augusta, anunciou que a instituição tem ainda o objetivo de criar uma incubadora de empresas no âmbito do Campus Universitário.

    O diretor do gabinete de Estudos, Planeamento e Estatístico da instituição, Pepe de Gove, disse em setembro que os objetivos gerais da infraestrutura são aumentar o número de estudantes no país, melhorar a qualidade de vida da população e converter a universidade Agostinho Neto numa instituição de investigação.

    O objetivo é proporcionar aos estudantes uma formação integral e de qualidade, aumentar a oferta em áreas de interesses económico e racionalizar a partilha de recursos materiais, humanos e infraestruturais.

     

    FPA.

    Lusa/Fim

    Share this
    Tags

    A Bombar

    ENSA Celebra 46 Anos com campanha multiprodutos na FILDA: proteção inclusiva e sorteio de Viatura Zero Km

    Alusivo aos seus 46 anos, a ENSA apresentou na FILDA a "Campanha Multiprodutos" com três soluções de seguros selecionados para oferecer proteção inclusiva e...

    Prémios Nova Geração Homenageiam Jovens pela Excelência na 4ª Edição

    Por: Lindeza Admizalda Na quinta-feira (25), ocorreu a 4ª edição da gala de premiação "Nova Geração", um evento que celebra as realizações de jovens destacados...

    Enzo o Servo e Leida Kutxi dão boas-vindas à terceira filha do casal

    A alegria e gratidão são evidentes em Rodrigo Afonso, mais conhecido como Enzo o Servo, e na juíza Leida Kutxi com a chegada da...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto