O chefe de estado angolano, João Manuel Gonçalves Lourenço, vai deslocar-se, este domingo, a Paris, capital de França, para participar na cimeira sobre financiamento das economias africanas, um encontro que está a ser organizado pelo Presidente francês, Emmanuel Macron, com a ideia de implementar meios financeiros que possam relançar a economia africana.

A cimeira sobre o financiamento das economias do continente acontece na terça-feira, 18 de Maio, e vai contar com a presença de cerca de 15 chefes de estado africanos, entre eles o presidente moçambicano, Filipe Nyusi, e o presidente do Ruanda, Paul Kagame.

Para além de João Lourenço, Angola será representada nesta cimeira pela ministra das finanças, Vera Daves de Sousa, e pelo ministro das relações exteriores, Teta António, sendo que ambos deixam o país no sábado.

A viagem será marcada de encontros bilaterais, com destaque ao encontro agendado com o primeiro-ministro português, António Costa. Emmanuel Macron também escolheu encontrar-se com Filipe Nyusi e João Lourenço de forma bilateral.

João Lourenço desloca-se a Paris este domingo dia 16 de Maio, com previsão de regressar ao país na quarta-feira, dia 19 de Maio.

Por: Natalicio Gaspar (Estagiário)