- Publicidade -

More

    Prémio Palanca Negra Gigante distingue os melhores do ano em Abril

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    A edição deste ano do Prémio Palanca Negra Gigante, iniciativa nacional que distingue os melhores do ano, nas respectivas áreas de actuação, vai ser realizada no dia 2 de Abril, no Memorial António Agostinho Neto, em Luanda, sob o lema “A história não se apaga, recorda-se”.

     

    O presidente da Comissão Organizadora, Mauro Ananias, revelou que na presente edição, serão premiados os melhores do ano passado, alargando desta forma, o leque de categorias. A título de exemplo, destacou as categorias de melhor município da província de Luanda e as de melhor editor e paginador, sendo as duas últimas referentes à imprensa (jornais).

     

    “Fruto de um levantamento que fizemos, verificámos que estes dois profissionais do Jornalismo, apesar do grande papel que desempenham no processo de produção do jornal, nunca tinham sido seleccionados para prémio algum, razão pela qual decidimos, nesta edição, criar essas categorias, como forma de valorizar o trabalho que eles fazem”, realçou.

     

    O Jornal de Angola, principal título da Edições Novembro, concorre nessas duas categorias com dois profissionais, nomeadamente o jornalista e editor Sérgio Chivaca e o paginador Ireneu Caldeira. Na sua categoria, Sérgio Chivaca vai concorrer com Adolfo Luemba, da Angop, Onélio Santiago, do Novo Jornal, e Paulo Sérgio, do Jornal O País, ao passo que Irineu Caldeira disputará o prémio com Francisco Silva, do Jornal o País, e André Suamino, do Novo Jornal.

     

    “Penso que, a partir de agora, esses profissionais vão sentir-se mais valorizados e estimulados para continuarem a fazer bem o seu trabalho”, frisou o presidente da Comissão Organizadora do Prémio.

     

    Na categoria de Jornalismo, o Prémio Palanca Negra Gigante vai, ainda, premiar, entre outros, o melhor jornalista do ano, sendo finalistas profissionais como Alberto Falcão de Lucas, da Angop, João de Almeida, ex-Rádio MFM, Amílcar Xavier, TV Zimbo, e Alexandre Solombo, da Rádio Despertar.

     

    O Prémio reserva, igualmente, a categoria de “Melhor Radialista”. Aqui, concorrem sete profissionais, sendo a maioria deles ligados à Rádio Despertar.

     

    Em relação à categoria de melhor município da província de Luanda, Mauro Ananias esclareceu que a sua criação visa, sobretudo, incentivar os administradores a fazerem mais pelos municípios que dirigem.  Nessa categoria será avaliado o nível de higiene do município, segurança e a interacção entre a Administração e os munícipes.

    Mauro Ananias referiu que outra novidade desta edição do Prémio Palanca Negra Gigante será a categoria de estudante de mérito. Ressaltou que essa categoria vai premiar o estudante que tenha criado soluções que permitam o desenvolvimento da comunidade em que está inserido.

    O Prémio Palanca Negra Gigante, que já vai na nona edição, vai homenagear o fundador da Nação, António Agostinho Neto, pela comemoração, este ano, do seu centenário.

     

    A Gala Palanca Negra Gigante foi criada, em 2012, para premiar os melhores do ano em várias categorias, por via de eleição feita por estudantes universitários. Inicialmente, o prémio distinguia apenas três categorias, nomeadamente melhor estudante, professor e jornalista. Um dos requisitos para ser distinguido é o bom desempenho na área de actuação durante o ano.

    Share this
    Tags

    A Bombar

    ENSA Celebra 46 Anos com campanha multiprodutos na FILDA: proteção inclusiva e sorteio de Viatura Zero Km

    Alusivo aos seus 46 anos, a ENSA apresentou na FILDA a "Campanha Multiprodutos" com três soluções de seguros selecionados para oferecer proteção inclusiva e...

    Prémios Nova Geração Homenageiam Jovens pela Excelência na 4ª Edição

    Por: Lindeza Admizalda Na quinta-feira (25), ocorreu a 4ª edição da gala de premiação "Nova Geração", um evento que celebra as realizações de jovens destacados...

    Enzo o Servo e Leida Kutxi dão boas-vindas à terceira filha do casal

    A alegria e gratidão são evidentes em Rodrigo Afonso, mais conhecido como Enzo o Servo, e na juíza Leida Kutxi com a chegada da...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto