MPLA recebeu 64,57% dos votos, quando já foram contados mais de 5 milhões de boletins
O Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) alcançou 64,58% dos votos expressos, quando estão escrutinados os votos de 5.938.853 dos 9.317.294 eleitores inscritos, anunciou hoje em Luanda a Comissão Nacional Eleitoral.
O MPLA já tinha anunciado esta manhã que, com cinco milhões de votos escrutinados em todo o país, tem a “maioria qualificada assegurada” e a eleição de João Lourenço para Presidente da República.
O vice-presidente da UNITA, Raúl Danda, contestou o anúncio de vitória do MPLA pela manhã, exortando a Comissão Nacional Eleitoral “a ter a coragem de divulgar os resultados provisórios reais” que vão chegando aos partidos.
“Não sei de onde o MPLA está a tirar este resultado. Nós estamos a falar daquele que é o resultado real, e que estamos à espera que a CNE tenha coragem de divulgar. Não sabemos porque não o fez até agora”, disse à agência Lusa Raúl Danda.
A UNITA diz que os resultados que lhe estavam a chegar contradizem o anúncio da MPLA.
“Não é só o MPLA que está a fazer contagem. A UNITA também se preparou para fazer contagem e estamos a fazê-lo com base nas atas, nas contagens feitas nas assembleias de voto”, salientou.
De acordo com a contagem paralela e provisória do principal partido da oposição, o MPLA estava com uma votação pouco acima dos 40%, seguido da UNITA com mais de 30%, disse Raúl Danda.
Mais de 9,3 milhões de angolanos estavam inscritos para escolherem quarta-feira, entre seis candidatos, o sucessor de José Eduardo dos Santos – que não integrou qualquer lista candidata -, com a votação a decorrer até às 18:00.
Esta votação envolve a eleição direta do parlamento (220 deputados) e indireta do Presidente da República, que será o cabeça-de-lista do partido mais votado.