Galinha de Cacuaco é um projecto que visa dar formação profissional e emprego, bem como contribuir na inserção de pessoas com deficiência motora no município de Cacuaco.

O projecto foi desenvolvido pela direcção da associação Felicidade na Dor-FENADOR, existe há nove anos, neste momento alberga um total 13 de pessoas, entre homens e mulheres, que têm na venda das peças artesanais que produzem a sua única fonte de renda.

A ideia surgiu da dica de alguns amigos estrangeiros, dentre eles espanhóis e portugueses que falaram sobre a Galinha de Barcelona e daí surgiu a ideia da criação da Galinha de Cacuaco.

O Director do projecto, Simão Joveth, fez saber que a iniciativa não tem financiamento de qualquer instituição, depende essencialmente do lucro obtido da venda das galinhas.
O grupo tem participado de algumas feiras a nível de Luanda para a comercialização dos seus produtos, facto que permitiu que algumas galinhas feitas pelo grupo tenham ultrapassado fronteiras, chegando até a Portugal e em Nova Iorque – Estados Unidos, a título de citação.

O projecto “Galinha de Cacuaco”, além capacitar e conferir alguma dignidade às pessoas com deficiência, tem sido fundamental para a socialização dos seus membros que outrora ficavam em casa inactivos.

Por: Tê Pascoal (estagiária)