Esquizofrenia é uma doença, cujo tratamento se seguido à risca pelo paciente pode controlar os sintomas da doença, e geralmente inicia com uma simples apatia no final da adolescência e no começo da vida adulta, na faixa dos 18 aos 30 anos.
Em entrevista ao PLATINALINE, a psicóloga clínica e psicoterapeuta Elanie Lacerda lamentou o facto de muitos doentes de esquizofrenia chegarem tarde ao consultório médico, pois, primeiro são levados ao tratamento espiritual.
“A nossa sociedade acaba por ser mais religiosa, mais espirituosa do que ir pela ciência, na questão da saúde mental. Infelizmente muitas famílias acabam por esconder, não divulgando, pelo menos, no sentido de psicoterapia. Temos recebido poucos casos porque preferem levar a líderes espirituais e alguns vão até à psiquiatria quando o caso já está grave e a questão espiritual não resolveu”, lamentou a Psicóloga.
Entre várias formas de ajudar um doente de esquizofrenia, a psicoterapeuta destaca: “O incentivo ao doente em procurar ajuda psicoterapêutica, o estar presente, o não julgar quando vem com alguma história, o não criticar, o não fugir dessa situação e nem elevar mais a dor para o indivíduo”.
Por: Ernesto Jaime