- Publicidade -

More

    Rede de Mediatecas de Angola leva em palestra “Saúde Mental e Inclusão social em Idosos”

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    Com o intuito de ajudar na formação da sociedade de informação e do conhecimento, a Rede de Mediatecas de Angola realizou, nesta quarta-feira (24), na sala de conferências da mediateca de Luanda, uma palestra subordinada ao tema “saúde mental e inclusão social em idosos”.

    O evento teve como prelector o Ph.D. Pedro Carocho e contou com a presença de pessoas singulares, representantes de instituições que trabalham com pessoas de terceira idade, psicólogos e sociólogos.

    Na ocasião, a chefe de departamento da Rede de Mediatecas de Angola, Cândida Costa, disse que o objectivo do evento é: “reflectir de forma conjunta na criação de políticas sociais dirigidas à população idosa, para a melhoria das suas condições sociais que as garantem melhor qualidade de vida.”

    O prelector do evento, Pedro Carocho, destacou que é necessário compreender os factores que devem ser estudados para que se tenha um envelhecimento activo tal como recomenda a Organização Mundial da Saúde.

    “É necessário compreender realmente quais são os factores que devem ser estudados, ou seja, existem aqui factores intrínsecos e factores extrínsecos que podem ser considerados e, pelo menos, garantir que este processo de envelhecimento seja feito de forma positivo, assertivo, ou seja, de uma forma sistêmica. Deve ser compreendido como um processo, existe uma perda de funções a nível cognitivo, físico, de memória, mas pode-se minimizar, e é nesse sentido que nós vamos começar a desenvolver em Angola projectos de natureza, projecto de investigação para que se possa minimizar, pelo menos, para que haja o envelhecimento activo como a própria Organização Mundial de Saúde define”, destacou.

    Refira-se que a rede de Mediatecas de Angola já tem desenvolvido uma Gama de actividades desde programas de aprendizagem de línguas, actividades culturais, saúde, formação, entre outras.

    Por: Nunes Hebo

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Figuras públicas mostram-se tristes pela não convocação de Bastos Kissanga nos jogos contra Eswatini e Camarões

    Depois de conhecida a lista final de convocados do técnico Pedro Gonçalves para os próximos jogos de qualificação ao Campeonato do Mundo 2026, a...

    Santo Cézar Revela Renda Mensal de Fotógrafo Profissional: “Um Milhão por Mês”

    Por: Liliana Victor Durante o programa Dia Alegre na Platina FM, o fotógrafo Santo Cézar compartilhou detalhes sobre a realidade da fotografia em Angola, revelando...

    Malunne revela interesse amoroso por um artista da nova geração: “A pessoa sabe, falamos com frequência”

    Por: Sara Rodrigues Ao que tudo indica, a menina cresceu e está de olhos em um músico da nova geração. Sem muitos detalhes adicionais, a mais...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto