- Publicidade -

Visit arnan.me
More

    Relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    Falar de relacionamento humano é sempre um assunto muito delicado, pois o homem é único na sua essência, ele tem personalidade própria trazendo assim, em alguns casos conflitos com o seu próximo.
    O Platina Line conversou com Aduzinda da Conceição, psicóloga clínica que deixou algumas dicas de como devemos nos relacionar no ambiente de trabalho

    Texto: Maura Gueve

    Segundo a psicóloga trabalhar num local agradável, onde os funcionários sintam-se bem, motivados, satisfeitos e que tenham boas condições de exercer as suas funções, é o que todos buscam quando entram no mercado de trabalho. Acrescentando que “ O bem-estar da equipa de trabalho é fundamental no processo de produtividade e desempenho de uma empresa”.

    Relativamente á relação com os colegas de trabalho, Aduzinda da Conceição, alerta que “ os funcionários são órgãos vitais no dia-a-dia e nos projectos desenvolvidos ao longo da jornada de trabalho. Assim é crucial que vejamos o outro como nosso aliado na conquista de um resultado excelente para benefício de todos”, explicou.

    É importante, então, que as pessoas saibam comportar-se no ambiente de trabalho para não correrem o risco de prejudicar uns aos outros, o que pode descredibilizar a empresa.
    “ Não é normal as relações laborais serem complicadas mas, realmente há ambientes de trabalho onde há pouca harmonia”, realçou.

    No entanto, às vezes acontecem discussões entre colegas que ocasionam brigas, que dependendo da maturidade de cada um, pode perpetuar-se e afetar o desempenho do profissional e, consequentemente, seus resultados.

    “Penso que, isto vem a ser, consequência da diversidade de mentalidade e de cultura, que existe neste meio. Pois, pessoas há, que inconscientemente, transportam para o local de trabalho, hábitos menos profissionais, o que acabou por ser um vector para os choques e desavenças e consequentemente cria um péssimo ambiente”, afirmou a psicóloga.

    Perguntamos a psicóloga também, o porquê que o ser humano tem dificuldades de lidar com o sucesso do seu próximo. E ela responde que, “ Há dois factores genéticos que devem ser muito bem desenvolvidos e geridos que são: A luta pela sobrevivência e a ambição. Toda gente ambiciona alguma coisa, e, é tudo muito bonito, até termos só ambições e nos faltar a luta pelas mesmas. Logo, passamos a ter dificuldade em aplaudir o sucesso alheio. Assim, começamos a desejar ter o que outro tem, ao invés de desejar fazer o que ele fez para ter”, declarou.

    Dicas da Psicóloga

    Diante desse cenário comum , Aduzida destacou algumas atitudes que devem ser tomadas para que o ambiente de trabalho seja excelente, e que pensa serem cruciais.

    “Não levar hábitos pessoais para o trabalho, e ser cordial.
    Ter ética profissional e saber estar.
    Posicionar-se naquilo que lhe compete, e só sair do que não lhe compete quando assim o ordenarem.
    Esteja aberto a recomeçar a novas ideias, a recuar quando necessário. Saiba respeitar o grupo ou a diversidade de opiniões.
    Ponha-se sempre no lugar do próximo.
    Antes de agir pense, reflita.
    Faça aquilo que gostaria que fizessem consigo.
    Não seja impulsivo, saiba dosear as suas emoções.
    Acredita que os colegas não são necessariamente rivais, antes são, parceiros que só com eles pode chegar ao êxito”, aconselhou a psicóloga Aduzinda da Conceição.

     

    1_1.jpg1.gif

     

     

    Share this
    Tags

    A Bombar

    INADEC realiza 1ª edição do fórum de empreendedorismo digital e conscientização empresarial

    O INADEC realizou, nesta Sexta-feira(12), no Ministério do Comércio, a primeira edição do fórum de empreendedorismo digital e conscientização empresarial. O evento teve como objectivo...

    Comité Mister Angola comemora 25 anos de existência com jantar intimista

    O comité Mister Angola celebrou os seus 25 anos de existência, neste Domingo(14), com um jantar intimista que reuniu todos os misteres e patrocinadores...

    Pérola e Ednardo Soares tornam-se embaixadores da marca Wiliete Crédito

    Texto: Sara Rodrigues Fotógrafo: Carlos Cristóvão A Wiliete Crédito, uma das principais instituições financeiras em Angola, firmou nesta Segunda-feira um acordo histórico com a cantora angolana...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Visit arnan.me

    Mais como isto