- Publicidade -

More

    Restrição no abastecimento de energia eléctrica a Luanda, em Setembro e princípios de Outubro

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    O director-geral do Gabinete de Aproveitamento do Médio Kwanza (GAMEK), Eurico Ferreira, informou à imprensa que devido ao prolongado tempo seco que se registou nos últimos dois anos a Barragem de Capanda baixou os seus níveis de produção de energia eléctrica.

    “Estamos em presença do segundo ano seco, razão pela qual o nível da água da barragem é baixo, facto que está a condicionar o normal funcionamento dos grupos geradores”, esclareceu. Esta matéria é um dos destaques da edição desta segunda-feira do Jornal de Angola.

    Na última sexta-feira, o responsável disse igualmente, que o grupo de quatro geradores em funcionamento vai ser reduzido devido a manutenção. Assim sendo, Capanda passa a produzir cerca de 80 megawatts (MW) ao invés da sua capacidade – 520 MW.

    O engenheiro informou que um dos quatro geradores está a sofrer manutenção, porque já atingiu 30 mil horas de funcionamento e outro não está operacional pelo caudal baixou, o que implica que só haverá capacidade de produzir energia eléctrica a partir de dois geradores num período aproximado de um mês e meio.

    Eurico Ferreira está optimista que a situação se possa alterar entre os meses de Novembro e Dezembro ou a partir do final de Outubro, altura em que os caudais dos rios afluentes do Kwanza forem satisfatórios e o nível da albufeira atingir os 925 metros.

    Cerca de 80 por cento da produção da Barragem de Capanda é consumida por Luanda, destinando-se os restantes 20 por cento às províncias de Malange, Uíge, Kwanza-Norte, Kwanza-Sul e Bengo.

    SOL/PLATINA LINE 

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Proposta de Lei dos Crimes de Vandalismo de Bens e Serviços Públicos – Quem destruir património pode ir 15 anos para a cadeia

    O Conselho de Ministros de Angola, reunido sob a orientação do Presidente João Lourenço, examinou três propostas de lei destinadas à Assembleia Nacional. Em...

    Ministro da Cultura de Angola e Maria Borges Buscam Parcerias Internacionais para Música Angolana”

    O Ministro da Cultura, Filipe Silvino de Pina Zau, recebeu em seu gabinete a renomada modelo internacional Maria Borges, que também exerce o cargo...

    JEO MC estreia-se como atleta de MMA e sagra-se campeã nacional

    Por: Helder Lourenço A gladiadora dos Reis de Rompimento Primeira Liga (RRPL), Jeorgina Ludmila, conhecida nas lides artísticas como Jeo MC, estreou-se como atleta de...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto