- Publicidade -

More

    Retrospectiva 2011: Os factos que marcaram a música Angolana no ano

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

     

    Os 365 dias que tivemos no ano de 2011  foram suficientes para nos provar e comprovar que no cenário musical nada é previsível e que tudo pode acontecer. 2011  foi o ano do inesperado.


    * Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico *

     

     

     

    Cantora Pérola pagina oficial

    Tudo isso a começar pelo Hit do ano:  fala do quiseres foi eleita por universo de  100 mil  leitores  que acessam á  Platina, uma cantora  querida e amada pelos seus fãs e respeitada pelos seus colegas.  A artista parece  que vai começar com Pé direito  no quesito atitude: suas performances  são fortes , sua postura  é natural e  espontânea. Enquanto isso, seu single  vai conquistado pouco a pouco fãs por toda parte onde haja lusófonos e em particular angolanos. Porem o clipe não foi bem aceite , mais o seu refrão grudento e inesquecível está na boca do Povo.     Amanha não sei dizer o que vai acontecer, se vou enfraquecer ou dar-te outra chance, vou atrever mas duvido tanto, pois muita coisa se foi, tu vais e vens sempre ,que queres, que preferes não me dás opção ,eu espero desespero, brincas com o coração, nem sabes que estás nele ainda juras me amor ,Fala do que quiseres mas não me fales de amor, Mostra-me o que   quiseres, mas não me mostres amor.  é um verso que será lembrado por muito tempo… e de forma evasiva.

     

    net_684x82

     

    Agora sim é de vez, Yola Araújo é a Diva da Música.

     

    2011  foi também o ano em que Yola Araújo se consolidou como grande ápice da  musica nacional  atual.  Em meados de   2010 lança o seu 4º álbum intitulado “Em Nome do Amor”. Mais uma vez a voz sensual confirma a sua popularidade demostrando que está destinada ao sucesso. Nomeada para o “Divas Angola 2011” nas categorias Diva do Momento Diva da Música. Yola arrebatou o prémio de Diva da Música“Deus sabe o que faz, foi uma bênção divina com certeza 2011 é o meu ano, acredito que as coisas acontecem quando têm que acontecer. Nunca é tarde.” conta Yola a Platina Line.  Segundo a Diva da Música, este último trabalho foi produzido com muita responsabilidade devido a exigência do seu público. Valorizando o carinho e o reconhecimento dos seus fãs.

     

    Já lá vão 10 anos que começou a sua carreira. Começou a fazer coros e tempos depois devido a escassez de vozes femininas no mercado juntou-se a grupo de meninas que detinham o mesmo sonho, o de singrar no mundo da música. Esse grupo de meninas ganhou o nome de Melomanias, era dirigido por Beto Max e tinha como integrantes para além de Yola AraújoMargareth do Rosário e Djamila Delves.

    Yola Araújo é das poucas artistas nacionais que possui um dos públicos mais fiéis. Sendo o carisma, a simpatia e sinceridade com os seus fãs que torna Yola Araújo umas das artistas mais queridas do nosso país. Foi artista que mais fez shows em Angola, levou muito dinheiro para casa,  e foi eleita pela Platina Line em 2011, como á cantora Mais poderosa na Internet.

     

     

    Anselmo Ralph – Muito Mais que um Intérprete

     

    Anselmo Ralph é um dos poucos músicos angolanos que tem conseguido se superar constantemente, a cada novo trabalho, a cada nova aparição ao mercado, a cada nova criação. O seu primeiro álbum foi um estrondo que marcou o até então sucesso crescente da sua popularidade e sucesso. As obras seguintes tiveram cuidadosamente um toque de criatividade o que as tornava cada vez mais distintas (embora em talvez uma não tenha sido muito diferente da anterior, mas não deixou de ser uma excelente obra), se superando cada vez mais e mais.  Anselmo Ralph  teve seu retorno ao topo dos charts com os hits “Não Me Toca” e “O Que Adianta”,  “ Está Difícil”  sucesso de vendas em dois do seu maxi single, e uma chuva de indicações á  Prêmios em Angola, Mais de 4 milhões de visualizações de todos vídeos do novo single, recordista de plágios em suas musicas,  é o artista mais lembrado em um população de 180 milhões de habitantes no Brasil.  Ainda teve tempo para aumentar família com mais um filho,  juntou-se a Coca cola como garoto propaganda da marca,  fez show por toda parte do Mundo. 2011,  é Artista mais poderoso na internet em Angola, pela Platina Line. Segue-se  o seu lado empreendedor, com o lançamento do perfume e – segundo ele mesmo – brevemente os óculos, o filme e creio que Shampoo. Magnífico. Não o conheço pessoalmente, mas ele deixa transparecer uma imagem humilde e madura. Desde o primeiro álbum que ouço falar de Aires (o produtor), que ao que parece continuam firmes mesmo agora em tempos de “vacas gordas”.

    Desejo todo o sucesso do mundo à este músico angolano, e exemplo para muitos.

     

     

     

    Ary,a cantora que é ” fábrica de Hits nacionais”

    Ary é um dos nomes mais interessantes do mundo da musica que surgiram  no cenário mainstream dos últimos anos. Cantora pop a moda angolana , cujas letras se resumem a amor, paixão, conquistas e sedução. Voz com pé em tons de estrelas internacionais e entonação digna de calouros exagerados de programas de competições musicais.

     

    Quem acha que toda essa combinação seria a fórmula certeira para uma artista desagradavelmente inconsistente e pretensiosa pode se decepcionar. Ary é a fórmula previsível do sucesso incerto. Seus singles se encaixariam perfeitamente em tracklists de girls band como Spice Girl ou Destinychild , caso tal fórmula ainda fosse globalmente viável.

     

     

     

     

    Nesse caso, a cantora é auto suficiente. Ou quase: Ariovalda seu nome, tem lançado nos últimos 5 anos, com mais acertos do que erros, pelos menos vocalmente,   sucessos como : “ como te sentes tu e” “ Teu grande Grande Amor” “Carta de Amor”, “Vai dar Bum”, “Da so remix” e marido e mulher com C4 Pedro, que foram hits nacionais, Logo depois, a menina do Makarengo,   tem criado varias controvérsias em relação a sua forma de vestir, de ser e de se apresentar e que devia ofuscar ou pelo menos prejudicar a sua carreira pelos menos pela lógica, mais não tem sido assim, Ary, com sorte ou bem aconselhada, usa isso para se auto promover e fazer cada vez mais sucesso com suas musicas, que para publico, ela são impecáveis, ninguém se importa de não gostar da Ary pessoa, mas adora o que ela canta e encanta.

     

    Ary, se consolida como um dos maiores nomes da música atual angolana com recente hit “ Marido e Mulher”, que divide os vocais o seu noivo C4 Pedro, uma kizomba com letra que deixa qualquer compositor dizendo , “eu deveria ter escrito essa musica” e uma melodia incontestavelmente radiofônica e agradável. E, pasmem, Ary não sabe compor, mais faz ajustes vocais e canta de verdade.  Seu timbre vocal é agradável e a artista ainda consegue empostar sua voz, ao longo do single em questão, em tons que beiram a linha do ruim, mas se mantêm no horizonte do admirável.

     

    Ary parece ter surgido no momento mais oportuno possível: na época em que o mercado encontra-se órfão de cantores pop consideráveis. Em um cenário no qual Yola Semedo, Pérola, Yola Araújo são as maiores vozes femininas do momento , não é difícil imaginar que qualquer indivíduo com algum resquício de cromossomo Y seja muito bem vindo, já que Lourdes Vandunem virou história e Nani deixou de ficar bem disposta .

     

     

    Ary é a prova viva e atual de que não são necessários rios de produtores, compositores ou equipamentos para um bons single( musicas promocionais) mainstream. Basta uma pitada de talento nato, ausência de concorrência e uma boa dose de fórmulas comuns de mercado.

     

     

    Lambas confirmam popularidade no show dos 10 anos de carreira.

    310199_294574713905203_147313945297948_1113122_653633837_n-2

    Os Lambas realizaram em 2011 no Cine Atlântico o show de 10 anos de carreira. O grupo originário do Sambizanga, composto por Nagrelha e Bruno King é um dos mais polémicos e populares do estilo Kuduro arrastou mais de duas mil pessoas para os prestigiar.

     

     

    Autores de vários sucessos como “Mexer o Bumbum”, “Comboio”, “Mamadi”, entre outros, executaram actuações dignas de levar o público ao êxtase e o mesmo acompanhava cantando cada estrofe das canções da dupla.

     

    O show ficou marcado por constantes paragens devido a falhas técnicas o que causou indignação por parte do público. Mas também serviu para confirmar que mesmos sobre fortes críticas e controvérsias, os Lambas são um grande grupo de Kuduro que conquistou o coração de muitos jovens.

     

    Os rapazes dos Zona  5 deixaram suas   “Impressões Digitais”   nos Angolanos  em 2011 

     

     

    Impressões Digitais dos Zona 5 veio com muita expectativa em cima. O álbum vem de vários impasses de lançamento. Muito bem produzido, e com um ótimo conteúdo lírico,Os Meninos ABD, Obie, Fabious, G.M e Bruno AG conseguiram fazer um álbum  Optimo . O disco “Impressões Digitais” contou com a participação dos músicos Paul G, Pérola, Heavy C, Anselmo Raph, Manjary e Cage One.

     

    O resumo de tudo isso é: belos Beatz , com ótimas rimas e uma vibe, Moderna, Main Stream, com algumas passagens pelo old school que não é qualquer um que consegue passar, fazer melhor de um já bem sucedido primeiro álbum. As 15 mil copias foram bem vendidas.

     

     

    Em 2011 vimos o apogeu da fórmula “Vou-ficar-famoso-cantando e fazendo afro house, seguido de um maxi”. Afro house,   todo mundo cantando e os maxi singles dominaram 2011,   e nem precisa explicar muito pois é visível para todos angolanos.

     

     

     

    No cenário de fracassos, o grande destaque do ano é, de longe,  Sanny Neto,  Triste, difícil ,  mais é a verdade    estava a contar carneirinhos de tanto ficar muito tempo sem autografar  Cd, neste Sabado,  Sweet Mary,  vendeu bem,  mais ficou por ai e teve ajuda da revista caju a publicar uma declaração que ela garante e revista também não ter dado. o cantor sanguito deve estar arrependido de  lançar o seu cd porque  foi autentica rocha. Alexandre Dala,  deve ser um dos artistas que os Angolanos so lembram dele do programa Motores,  esses   são apenas alguns que enfeitam o mural de artistas que não tiveram um bom ano na música.

    Yola Araujo Costa CostaUm brinde á 2012 

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Benvindo Magalhães descarta possibilidade de algum dia apresentar Telejornal: “Nunca”

    Por: Sara Rodrigues O apresentador de TV e locutor de rádio Benvindo Magalhães deixou claro em entrevista ao Platinaline que jamais, na história da televisão...

    4ª edição do Unitel Estrelas ao Palco será emitida às quintas-feiras

    Por: Sérgio Flávio Fotos: Rosário Duarte Foi realizada hoje (28), nas instalações do canal ZAP Viva, uma conferência de imprensa para divulgar detalhes sobre a...

    De vencedor a membro da mesa de jurados: O brilhante percurso de Anderson Mário no Unitel Estrelas ao Palco

    Por: Sérgio Flávio Vencedor da primeira edição do concurso Unitel Estrelas ao Palco, Anderson Mário é um dos poucos concorrentes de projetos do gênero que...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto