- Publicidade -

More

    Secretário de Estado para Protecção Civil considera "dramática" situação no Lobito

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    Benguela – O secretário de Estado para Protecção Civil e Bombeiros, Eugénio Laborinho, considerou quinta-feira dramática a situação que se vive actualmente no município do Lobito, em consequência das fortes chuvas que provocaram mais de 60 mortos e destruíram dezenas de casas.

    Em declarações à imprensa, após uma radiografia aos locais mais afectados no Lobito, o responsável sublinhou que neste momento os esforços estão concentrados no levantamento de dados para solucionar as dificuldades por que passam as famílias sinistradas.

    O secretário de Estado, considerou que o hábito da população em viver em zonas de riscos, como nas encostas de montanhas (bairro do Liro, São João, entre outros), contribui para estas calamidades.

    Para o responsável, nessas localidades as valas de drenagem estão todas obstruídas, devido à construção de habitações precárias, o que agrava a situação nesta época de chuvas.

    “Uma chuva que começa às 22 horas até de manhã, somando a isto as chuvas que vêm do interior do município do Lobito para o litoral, provocaram esta grave situação”, referiu.

    Sublinhou a importância de continuar o trabalho de sensibilização da população, para desencorajar a edificação em áreas de risco e promover a autoconstrução dirigida para evitar situações como estas.

    A seu ver, o risco no Lobito ainda é iminente, não obstante a população não acatar os conselhos das autoridades, mas destaca o empenho do Executivo a nível provincial e central, parceiros e ongs, na educação das famílias para a prevenção contra calamidades.

    Perante o actual quadro dramático, o governante diz ser importante a tomada de medidas como a criação de condições, para a retirada das populações das zonas de risco, cabendo ao governo provincial estabelecer o horizonte temporal.

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Se a Páscoa celebra a ressurreição de Cristo, porque razão são o coelho e o ovo os símbolos desta tradição?

    Quando a Páscoa chega, as montras enchem-se de coelhinhos e ovos de chocolate, mas a pergunta impõe-se: o que têm estes símbolos a ver...

    Alexandre Dala destaca impacto do digital na comunicação e defende mais preparação técnica

    O apresentador Alexandre Dala foi o convidado da rubrica “Café da Manhã”, do programa Dia Alegre, transmitido esta quarta-feira (16) pela Rádio Platina FM,...

    John Trouble junta-se a Button Rose e Deezy no seu novo projecto “Vender Sonho”

    O universo musical angolano volta a ganhar brilho com o lançamento do novo projecto de John Trouble, que chega carregado de estilo e cumplicidade....

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto