- Publicidade -

More

    Semba Muxima garante surpresas em novo trabalho discográfico

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    O novo trabalho discográfico do grupo folclórico Semba Muxima já está na fase final e poderá ser lançado nos próximos dias, segundo relatos de Manuel Gomes, instrumentista e director artístico do colectivo.

    O grupo já efectuou no país os últimos acertos técnicos e aguarda apenas pela inclusão de três novos temas, cujos trabalhos culminarão no Brasil dentro de poucos dias.

    O novo álbum, ainda sem título, reúne 12 faixas musicais e teria sido apresentado no princípio do ano, o que não aconteceu devido a apertadíssima agenda de trabalho dos seus integrantes. Os instrumentistas iniciaram a preparação da obra há aproximadamente quatro anos com uma série de pesquisa de novos ritmos no Icolo e Bengo, província do Bengo, e prosseguiu no Centro e Norte do país.

    A pretensão do grupo é trazer ao público novos valores da nossa cultura e divulgá-los. Como exemplo, Manuel Gomes “Man Nelson” referiu-se ao njimba, ritmo característico daquela região e que foi empregue no segundo disco “Wagiza”, lançado em 2006.

    A recolha desses elementos, segundo Man Nelson, serve de inspiração ao grupo, que procura enriquecer os trabalhos artístico-discográficos de modo a que o público tenha uma percepção dos diferentes ritmos tradicionais do país.

    No seu entender, Angola possui diversos grupos etnolinguísticos e vários ritmos ainda por explorar e divulgar.

    Actualmente, os seus ritmos usuais são a cabecinha, njimba ou mundango,varina, semba e a rebita.

    O grupo tem gravado três obras, a primeira “Tia” disponível em cassete, com oito faixas, e a segunda “Kangoia”, em CD, com 12. O penúltimo álbum intitula-se Wagiza. O Semba Muxima conquistou, em 2001, o prémio de melhor grupo tradicional e a sua música “kangoia” o prémio de música revelação do ano, pelo Top Rádio Luanda.

    O agrupamento surgiu na cidade capital (Luanda), a 10 de Abril de 1993, da união de cinco músicos que decidiram atribuir ao conjunto o nome de “coração”, que traduzido para a língua materna kimbundu significa “Muxima”. Posteriormente passou a designar-se Semba Muxima”.

    Share this
    Tags

    A Bombar

    ENSA Celebra 46 Anos com campanha multiprodutos na FILDA: proteção inclusiva e sorteio de Viatura Zero Km

    Alusivo aos seus 46 anos, a ENSA apresentou na FILDA a "Campanha Multiprodutos" com três soluções de seguros selecionados para oferecer proteção inclusiva e...

    Prémios Nova Geração Homenageiam Jovens pela Excelência na 4ª Edição

    Por: Lindeza Admizalda Na quinta-feira (25), ocorreu a 4ª edição da gala de premiação "Nova Geração", um evento que celebra as realizações de jovens destacados...

    Enzo o Servo e Leida Kutxi dão boas-vindas à terceira filha do casal

    A alegria e gratidão são evidentes em Rodrigo Afonso, mais conhecido como Enzo o Servo, e na juíza Leida Kutxi com a chegada da...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto