Por: Arieth Silva
Preocupada com a falta de oficinas de artes e salas de espectáculos culturais no país, a actriz Sophia Buco decidiu lançar o projecto formativo denominado “Mulher Activa a Tua Consciência”, na qual vai abordar sobre Produção Teatral e Representação, num evento previsto para o dia 31 de Março, na província do Huambo, e 2 de Abril em Cabinda.
Ao Platina Line, Sophia Buco contou que o projecto surge na necessidade de prestar mais atenção aos novos talentos e na formação dos jovens angolanos, com o objectivo de inspirar e motivar a juventude sobre práticas socialmente recomendáveis em busca dos seus sonhos.
“A iniciativa visa essencialmente criar uma boa relação com os jovens, com particularidade às mulheres de diferentes estratos sociais, na implementação de acções sociais que visam inserir a juventude no patriotismo e na vida activa do país”, disse.
A também produtora cultural destacou a prioridade de formar jovens em cada província de Angola, sendo numa primeira fase em matéria de Gestão Cultural, Patriotismo, Empoderamento Feminino e Produção de Eventos em vários domínios do saber.
Para finalizar, Buco disse que, entre vários desafios, a meta do projecto “Mulher Activa a Tua Consciência” é criar Oficinas de Teatro, Música e Dança, incentivar gosto pela leitura e patriotismo e constituir uma rede de apoios para os jovens.