- Publicidade -

Visit arnan.me
More

    Todo mundo quer ter um emprego mas nem todos querem trabalhar

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    Ontem no telejornal o Governador da Província de Benguela apelou aos jovens que deixassem de trabalhar como se eles não tivessem nada haver com a empresa empregadora e isso motivou-me a escrever.

    Pois bem, a juventude angolana vai de mal a pior, esta ficando uma desgraça autêntica e isso vem me preocupando bastante pois o grau de escolaridade é superior que a do tempo dos nossos pais e nós estamos a nos portar pior que eles. Isso só prova que um canudo muitas vezes não quer dizer mesmo nada.

    O angolano vive mesmo uma ilusão. Todos querem trabalhar mas são poucos os que de facto traçam um caminho para serem profissionais de sucesso. Mal entram keepno mercado de trabalho querem logo ser patrão. Se é assim que pensas, melhor mesmo seria que o teu primeiro emprego fosse já na tua empresa.

    Se assim não acontece, você precisa seguir algumas regras e viver de acordo com a política da empresa em que trabalhas. Mas sabe o que acontece com a maioria de nós? Queremos chegar tarde e sair cedo, ter aumento de salário, subir de escalão só porque estamos mais tempo na empresa. Isso para mim não é crescer como profissional. Você tem que fazer por merecer, chegar no horário e sair no horário estipulado pela empresa. Fazer o teu trabalho, não porque o chefe manda mas sim porque você é pago para isso. Aí sim você poderá reivindicar de igual para igual junto ao seu chefe por um aumento de salário.

    Você trabalha para você e não para a Empresa, só que você esta inserido numa empresa então obedeça as regras estabelecidas pela mesma, regras estas que você leu muito bem antes de assinar o contrato. Se assim não aconteceu leia o contrato outra vez e se não se sentir satisfeito melhor arrumar as coisas e deixar lugar para quem realmente tem necessidade de trabalhar. Por causa de profissionais que se recusam a fazer o seu trabalho como deve ser como meio de reivindicar um tratamento melhor, estamos a perder credibilidade no nosso próprio pais deixando assim porta aberta para os estrangeiros que, diga-se de passagem da-me  a impressão que já tomaram conta da Banda. Fazer birras do tipo chegar tarde não vai resolver, melhor mesmo montar um sindicato, é para isso que eles servem.

     

    É o teu trabalho que faz o teu salário e não o teu chefe, por isso pare de querer se comparar com ele. Coloca-te no teu lugar de funcionário, aprenda a fazer bem o teu trabalho que um dia a tua vez de ser chefe vai chegar e quando esse dia chegar poderás também chegar tarde e sair cedo, sem fazer quase nada, porque já sabes fazer e ensinando outros a fazer (supervisionando). Caso o tão almejado sonho de ser chefe não chegar então saia da empresa e crie a sua empresa que é melhor. Chega de profissional ataviado mas que nada sabe fazer.

    Porém, se você sair da empresa sem aprender como ser um funcionário competente a probabilidade da tua empresa em tempo recorde é enorme. O mercado de trabalho nos oferece um estágio remunerado de como ser um futuro dono de empresa, mas muitos não se dão conta disso porque estão mas preocupados com o novo carro do colega A e B, com a nova casa no Kilamba do C e sabendo que ainda não podem ter isso, ao invés de trabalhar para que isso aconteça ficam vivendo a vida do outro e sonhando um sonho que ainda não chegou a hora para realizar, e com isso vivemos frustrados e passamos a vida a reclamar querendo que o salário aumente só porque estamos descontentes mas fazendo pouco para que realmente sejamos merecedores de tal aumento. Quem não sabe fazer não vai saber mandar fazer. Aproveite seu emprego para ir se disciplinando.

     Não pense que o Bill Gates dorme feito um anjinho, ele trabalhou para ter o que ele tem hoje. Hoje na nossa sociedade paira um imediatismo que chega a dar nojo ao ponto de me deixar nauseada com a quantidade de jovens sonhadores que não sabem fazer alicerce para concretizarem seus sonhos. Eles sonham apenas e só. E quando você quer falar ainda têm a coragem de dizer: estudar para quê? O Bill Gates e o Steve Jobs não estudaram, porque que eu haveria de fazê-lo? Da vontade de dar uma surra no cérebro da pessoa para ver se ela acorda e dizer: você se olha no espelho? Você já foi estudar a vida desses dois cérebros? Eles podem não ter terminado a universidade mas eles não ficaram sentados esperando os pais deles muito menos o país deles realizarem o sonho por eles. Eles correram atrás, perderam noites de sono, devem ter se esquecido de comer, e vendo o esforço, a dedicação e a paixão dos mesmos não tinha como o tempo se negar em fazer acontecer. E você o que tem feito? Só reclamar e proclamar seus sonhos sem nada fazer, vai ficar só no sonho mesmo.

     Dá a impressão que nasceram a reclamar e vivem reclamando o tempo todo, nem apanham fôlego para perguntar aos que têm como é que conseguiram, porque acredite, tem muita gente que conseguiu por mérito mesmo, mas fica difícil explicar isso a pessoas incrédulas e preguiçosas que se agarram apenas na desculpa do QI (quem indica). Eu sei que ele existe mas ele não é o factor chave para se conseguir um bom emprego. É por muitos pensarem assim que estão apenas sonhando e não querem mais correr atrás de seus sonhos. Continue pensando assim, que os destemidos vão ocupara o teu lugar sem precisar de QI. Mesmo hoje já é sabido que o QI sem formação competente não tem tanto efeito assim, mas teimam em bater sempre na mesma tecla. É complicado.

     “Passar o dia inteiro dentro de uma garagem não faz de você um carro”, assim como ir todos os dias ao trabalho e não trabalhar não faz de você um bom funcionário, ficas sendo apenas um número que esta ocupando o lugar de alguém que muito precisa e com certeza estaria dando muito valor a sorte que tens. “É melhor você estudar porque a caneta é mais leve que a pá” e lembre-se

    ” a sorte bate apenas uma vez, mas a desgraça tem muito mais paciência”

     

    Escrito por: Angelina de Sales

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Casal presidencial passeia pelas dunas do Parque Nacional do Iona

         O Presidente da República andou de moto nas dunas do Parque Nacional do Iona. Um momento de descontracção com o qual lançou um...

    TAAG põe fim a acordo com Hi-Fly e volta a assegurar na totalidade voos Luanda-Lisboa

    No seguimento do plano de manutenção e recuperação da frota e, no sentido de responder melhor às necessidades do mercado e a estratégia de...

    Hildebrando de Melo na 15º Bienal de Havana em Cuba

    A 15ª Bienal de Havana, que ocorrerá de 15 de novembro de 2024 a 28 de fevereiro de 2025, contará com a presença do...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto