- Publicidade -

More

    1ª Dama da República visita beneficiários das cirurgias ortopédicas promovidas pela FDC

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    A Primeira Dama da República e Instituidora da Fundação Ngana Zenza para o Desenvolvimento Comunitário (FDC), Dra. Ana Dias Lourenço, realizou hoje uma visita aos pacientes beneficiários das cirurgias ortopédicas que estão a ser promovidas pela FDC, no âmbito de uma parceria com a Fundação Dr. Martha Namundjebo-Tilahun (da Namíbia) e com o Projecto Internacional Extremity (IEP).

    A iniciativa, que começou dia 01 de Julho, já realizou mais de 59 (cinquenta e nove) cirurgias ortopédicas do Pé boto (Pé torto), genu varum e outras deformidades nos membros inferiores a cerca de 39 (trinta e nove) crianças e adolescentes dos 03 meses aos 23 anos, pré-selecionadas nas Províncias de Luanda, Lubango, Huambo, Benguela, Cuando Cubango, Cabinda, Bié e Lunda Norte.

    A iniciativa da Primeira Dama da República, Dr.a Ana Dias Lourenço e da Dr. Martha Namundjebo-Tilahun, conta com o apoio da Chevron e do Ministério da Saúde e vai decorrer até ao dia 10 de Julho, no Hospital Geral de Luanda.

    “Quero, em meu nome pessoal e em nome da Fundação Ngana Zenza para o Desenvolvimento Comunitário e de todas as famílias beneficiárias, agradecer a IEP, a Fundação Dra Martha Nambundjembo Tilahun, o Ministério da Saúde, a Chevron, as equipas de profissionais e a todas as instituições estão a trabalhar incansavelmente, para que esta missão seja realizada com sucesso e beneficie crianças e adolescentes e as suas famílias, de várias províncias do país que padecem destas patologias. A todos os intervenientes, o nosso muito obrigada” disse a Presidente da FDC e Primeira-dama da República, Dr.a Ana Dias Lourenço.

    As cirurgias que estão a ser realizadas pelos médicos do International Extremity Project e Ortopedistas nacionais, pretendem contribuir para reduzir as listas de espera dos diferentes hospitais de intervenções de grande complexidade ortopédica e permitir que doentes com critério de junta médica no exterior e que aguardam evacuação, sejam operados em Angola.

    Está igualmente a ser realizada uma formação em Neonatologia ministrada a equipas do Hospital Geral de Luanda e o Hospital Materno-Infantil Azancote de Meneses, para melhorar as competências essenciais dos Cuidados Intensivos Neonatais nestas Unidades de Saúde.

    Durante o encontro com os médicos, a Instituidora da FDC e a Ministra da Saúde reconheceram os mais de 92 (noventa e dois) profissionais de saúde nacionais, médicos e enfermeiros, que estão a participar da iniciativa e a beneficiar de conhecimento sobre novos procedimentos e técnicas cirúrgicas ortopédicas.

    O International Extremity é um projecto que faz missões médicas sem fins lucrativos e realizou missões em vários países do mundo, incluindo a Namíbia. São cirurgiões ortopédicos, podólogos e enfermeiros que realizam cirurgias para corrigir deformidades graves nas extremidades inferiores de pessoas socialmente vulneráveis, sem acesso a este serviço.

    A equipa da IEP chefiada pelo Dr. Bruce Lehnert é composta por uma delegação de 13 (treze) médicos das seguintes especialidades: cirurgia ortopédica pediátrica, cirurgia geral e neonatologia. A equipa angolana, chefiada pelo Dr. Guilhermino Joaquim, conta com cirurgiões, anestesistas, clínicos gerais, enfermeiros, entre outros.

    A Fundação Ngana Zenza para o Desenvolvimento Comunitário (FDC) criada no dia 20 de Fevereiro de 2020, cuja instituidora é a Primeira-Dama da República de Angola, Dr.a Ana Dias Lourenço, dirige a sua actuação para comunidades rurais e para os grupos mais vulneráveis da sociedade, como as crianças, os idosos, as pessoas portadoras de deficiência e as mulheres, em particular, as jovens mulheres.

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Micklate, a grande vencedora do 40º Elite Model Look World Final

    Depois de 5 dias de avaliação intensa para a 40ª edição do mais prestigiado concurso internacional de modelos, em Praga, MICKLATE MACOBOLA triunfou, destacou-se...

    NOSSA Seguros é a primeira seguradora a receber o selo Feito em Angola

    A NOSSA Seguros tem a honra de ser a primeira seguradora a receber o selo "Feito em Angola", uma certificação que reconhece o compromisso...

    BAI apresenta soluções de financiamento às Pequenas e Médias Empresas

    O BAI – Banco Angolano de Investimentos S.A., em parceria com a Associação Industrial de Angola (AIA), realiza em todo o país, durante o...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto