- Publicidade -

More

    2ª edição da Residência Artística Luanda reúne artistas de Angola, Cabo Verde e Moçambique

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    A decorrer desde o dia 18 do mês em curso, a 2ª edição da Residência Artística Luanda apresenta um guião recheado de artistas locais, bem como nomes provenientes de Cabo Verde e Moçambique, entre os quais se destacam Daniela Sandão, Hélio Buite, Mwana Pwo, Stephanie Silva, Titos Pelembe e Filomena Mairosse. E o Curador convidado é o Antropólogo António Tomás.
    Os resultados dos trabalhos das pesquisas desenvolvidas pelos artistas durante duas semanas serão apresentados no dia 29 de Outubro, no Open Studio, um evento aberto ao público a realizar-se na Rua Ramalho Ortigão, n°1, Bairro Alvalade.
    O programa de Residências Artísticas (LUANDA) é uma iniciativa realizada pelo colectivo cultural Pés Descalços, com financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian e o apoio da Academia BAI, bem como da galeria de artes “This is not a white cube”, que tem como objectivo se focar na experiência que é viver na Luanda contemporânea, através das suas personagens, ritmos, poesia, nostalgia e drama; e seguindo a construção imaginária tão explorada na literatura de escritores angolanos.
    Nesta 2ª edição, os artistas serão desafiados a trabalhar sob o tema “Fronteiras Perdidas”, através de um programa de actividades variado. O tema, retirado da obra do escritor angolano José Eduardo Agualusa, inscrever-se num universo ficcional.
    Perfil dos artistas Daniela Sandão (Angola).A  artista desenvolve o seu processo criativo através da pintura (tradicional ou digital) explorando matérias como o carvão que lhe ajudam a explorar a anatomia feminina, um dos principais objectivos na sua obra.
    Hélio Buite (Angola) nasceu em Luanda, o seu registo fotográfico e vídeo se foca em analisar as formas como as sociedades africanas têm a família no centro, enquanto tecida entre a vontade de descolonização e a realidade ainda proeminente da sua relação de colonial idade com o Ocidente. Assim como o processamento dos movimentos de independência, as guerras civis e os complexos sistemas políticos.
    Mwana Pwo (Angola), Fotógrafo autodidata, a sua prática artística está focada para a fotografia documental, fine arte e retratos, processo através do qual tem registado activamente as múltiplas dimensões do ser individual e da realidade social angolana.
    Stephanie Silva (Cabo Verde), é designer (moda e artes plásticas) e é a ferramenta que encontrou para se expressar enquanto pessoa e membro da sociedade da qual faz parte. Escreve com sentimentos usando a luz, as cores, texturas, histórias, movimentos e sons para complementar a forma como se comunica.
    Filomena Mairosse (Moçambique). Escritora, fotógrafa e filmmaker, instrumentos artísticos através dos quais explora tópicos centrados na experiência humana e na interacção que tem com o mundo, com foco na autenticidade, talvez porque sente que é um estado de existência, um estar ou um ser completamente autêntico, que tenta incorporar em si mesma.
    Titos Pelembe (Moçambique). Pesquisador, que nos últimos anos tem desenvolvido a sua prática artística por intermédio do cruzamento dos diversos territórios de conhecimento, desde as contribuições prestadas das ciências sociais, especificamente no contexto dos estudos pós-coloniais em articulação constante com as problemáticas da representação, apropriação e uso do espaço público na contemporaneidade.
    Share this
    Tags

    A Bombar

    TAAG põe fim a acordo com Hi-Fly e volta a assegurar na totalidade voos Luanda-Lisboa

    No seguimento do plano de manutenção e recuperação da frota e, no sentido de responder melhor às necessidades do mercado e a estratégia de...

    Hildebrando de Melo na 15º Bienal de Havana em Cuba

    A 15ª Bienal de Havana, que ocorrerá de 15 de novembro de 2024 a 28 de fevereiro de 2025, contará com a presença do...

    Florêncio Handanga homenageia legado musical do pai com lançamento de “Ya papa”

    Florêncio Handanga, filho do saudoso músico Justino Handanga, irá lançar uma nova música intitulada “Ya papa” no próximo dia 18 de Maio, como uma...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto