A Unitel emprega actualmente 1.190 mulheres, o que corresponde a 37,4% dos seus quadros. No dia em que se celebra o Dia Internacional das Raparigas nas TIC, a operadora angolana reforça o seu compromisso para com a igualdade de género e incentivo às mulheres para ingressarem em carreiras no sector tecnológico.

Dos 1.190 quadros femininos da Unitel, cerca de 84% têm um curso universitário ou estão a frequentar o ensino superior, o que reflecte a estratégia da operadora na captação de talento jovem qualificado. Mais de 29% dessas colaboradoras têm menos de 30 anos de idade e têm uma representatividade de 40% no núcleo de gestores.

Eunice Carvalho, Directora-Geral Adjunta da Unitel para os Assuntos Corporativos, afirma: “A percentagem de mulheres na área das ciências e tecnologia é ainda muito baixa, não apenas em Angola, mas a nível global. As empresas tecnológicas têm a responsabilidade de promover a captação de talento feminino para os seus quadros, e, assim, incentivar a ingressão das jovens nestas áreas de formação. Na Unitel, desde cedo assumimos essa missão, o que se tem reflectido num aumento gradual da representação feminina na empresa, que está agora acima da média mundial.”.

 Números ainda revelam desigualdade de género nas TIC, em Angola e no Mundo

Os dados mais recentes revelam que apenas 30% de mulheres trabalham no sector das TIC a nível mundial. Em Angola, esse valor é de apenas 20%, segundo dados apresentados o ano passado no Fórum das Meninas e as TIC.

52% da população angolana é do género feminino, das quais 64% tem menos de 24 anos. A taxa de alfabetização da população feminina em Angola é ainda muito baixa, situando-se nos 53%, contra 80% no caso dos homens.

Mulheres nas TIC em debate no Huambo

No âmbito do compromisso assumido pela operadora, Eunice Carvalho participa no Fórum do Dia das Meninas e as TIC, que se realiza esta manhã no Complexo Turístico do Chiva, na cidade do Huambo. Esta é a quinta edição do Fórum realizado pelo Ministério das Telecomunicações e Tecnologias de Informação de Angola.

A Directora-Geral  Adjunta da Unitel para os Assuntos Corporativos é uma das oradoras no painel “As oportunidades de emprego no sector das TIC e a engenharia como opção”, onde serão debatidos temas como o papel das mulheres no crescimento das empresas e a necessidade de incentivo à formação das jovens na área das Engenharias.

O Dia Internacional das Raparigas nas TIC é uma iniciativa da União Internacional de Telecomunicações para promover um ambiente global que capacite e encoraje as jovens a considerar carreiras no sector das tecnologias de informação e comunicação. Instituído em 2011, celebra-se anualmente na última Quinta-feira do mês de Abril, comemorando-se em 2018, hoje, dia 26.