- Publicidade -

More

    6ª edição do Festeatro Mulher homenageia actriz Pulquéria Van-Dúnem

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    O nome da actriz Pulquéria Van-Dúnem consta do leque das artistas a serem homenageadas na 6ª edição do Festeatro Mulher, que decorre desde terça-feira até 8 de Março, em Luanda, numa iniciativa do grupo Amor a Arte, com intuito de exaltar a presença feminina nas artes dramáticas.

    “Quelinha Van-Dúnem”, pseudónimo de Pulquéria Van-Dúnem, vai ser distinguida com outros rostos femininos ligados a dramaturgia, numa gala que decorre no último dia de actividades, 8 de Março, depois dos vários espectáculos, a têm em lugar desde ontem até domingo, no espaço  Elinga Teatro, sob o lema “Enaltecer o Teatro, Valorizando a Mulher

    Entre as homenageadas constam, ainda, as actrizes Edusa Chindecasse, de Luanda, Marisa Martins, de Benguela, Rosa da Conceição, do Bié, e a encenadora Sacrys Cabral. As sessões de teatro são garantidas pelo grupo anfitrião, Amor a Arte, além dos colectivos Teatro Elinga, Julo, Amazonas, Enigma, Companhia de Artes Sol e Horizonte Njinga Mbande.

    O Festeatro Mulher é um festival de artes dramáticas que acontece durante o mês de Março, numa dedicatória especial para as mulheres e também para saudar o Dia Mundial do Teatro. O festival foi criado por Marisa Júlio, detentora do Globo de Ouro Angola, edição 2019,  encenadora  do grupo de teatro Amor a Arte, vencedor do Prémio Nacional de Cultura e Arte, 2016.

    Pretende-se com este festival valorizar a mulher no teatro e por conseguinte na sociedade. Homenagear as mulheres das diferentes províncias de Angola, pelo seu empenho e persistência nas artes cénicas, assim como relevar a carreira artística como forma de honrar e dignificar o contributo das mesmas para a nossa cultura.

    Pulquéria Van-Dúnem é uma referência histórica nas artes em Angola, mas propriamente na dramaturgia, ao lado de nomes como José Mena Abrantes, António de Oliveira “Délon”, Ana Paula Victor, Adelino Caracol e Agnela Barros. Além de actriz, é declamadora. Já interpretou inúmeros papéis em novelas de produção nacional e peças de teatro, a destacar “Um jantar de Idiotas”.

    É magistrada judicial, onde se destacou no meio jurídico, inicialmente, como Advogada de excelência, tendo sido a 2ª Presidente do Conselho Provincial de Luanda da Ordem dos Advogados de Angola (OAA) e integrado várias vezes o respectivo Conselho, bem como o Conselho Nacional da OAA, depois da formação pela Faculdade de Direito da Universidade Agostinho Neto. Leccionou a cadeira de Ética e Deontologia Profissional em várias edições da Formação Inicial Obrigatória para Advogados Estagiários, organizada pelo Centro de Estudos e Formação da OAA. Foi, em 2013, nomeada Procuradora-geral Adjunta da República, exercendo, actualmente, funções no Ministério Público, na Câmara do Cível e Administrativo, Contencioso Fiscal, e também na de Aduaneiro, do Tribunal Supremo.

    Fonte: Jornal de Angola

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Bass e Gisele Nazaré aparecem noivos na passerelle do Fashion Weekend Angola

    O último dia da primeira edição do Fashion Weekend Angola 2023, além de ser marcado por vários momentos como premiações no ramo da moda,...

    Em Portugal, Anna Joyce recebe alta médica no dia do seu aniversário

    Por: Arieth Silva Após ter cancelado shows devido a questões de saúde, a Fofinha dos angolanos, Anna Joyce, que esteve internada numa unidade hospitalar em...

    Angolana Sandra Poulson escolhida para representar o Reino Unido na Bienal de Veneza

    Residente em Londres desde 2014, a angolana Sandra Poulson foi umas das artistas escolhidas para representar o Reino Unido na 18ª edição da Bienal...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto