- Publicidade -

More

    6ª edição do Festeatro Mulher homenageia actriz Pulquéria Van-Dúnem

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    O nome da actriz Pulquéria Van-Dúnem consta do leque das artistas a serem homenageadas na 6ª edição do Festeatro Mulher, que decorre desde terça-feira até 8 de Março, em Luanda, numa iniciativa do grupo Amor a Arte, com intuito de exaltar a presença feminina nas artes dramáticas.

    “Quelinha Van-Dúnem”, pseudónimo de Pulquéria Van-Dúnem, vai ser distinguida com outros rostos femininos ligados a dramaturgia, numa gala que decorre no último dia de actividades, 8 de Março, depois dos vários espectáculos, a têm em lugar desde ontem até domingo, no espaço  Elinga Teatro, sob o lema “Enaltecer o Teatro, Valorizando a Mulher

    Entre as homenageadas constam, ainda, as actrizes Edusa Chindecasse, de Luanda, Marisa Martins, de Benguela, Rosa da Conceição, do Bié, e a encenadora Sacrys Cabral. As sessões de teatro são garantidas pelo grupo anfitrião, Amor a Arte, além dos colectivos Teatro Elinga, Julo, Amazonas, Enigma, Companhia de Artes Sol e Horizonte Njinga Mbande.

    O Festeatro Mulher é um festival de artes dramáticas que acontece durante o mês de Março, numa dedicatória especial para as mulheres e também para saudar o Dia Mundial do Teatro. O festival foi criado por Marisa Júlio, detentora do Globo de Ouro Angola, edição 2019,  encenadora  do grupo de teatro Amor a Arte, vencedor do Prémio Nacional de Cultura e Arte, 2016.

    Pretende-se com este festival valorizar a mulher no teatro e por conseguinte na sociedade. Homenagear as mulheres das diferentes províncias de Angola, pelo seu empenho e persistência nas artes cénicas, assim como relevar a carreira artística como forma de honrar e dignificar o contributo das mesmas para a nossa cultura.

    Pulquéria Van-Dúnem é uma referência histórica nas artes em Angola, mas propriamente na dramaturgia, ao lado de nomes como José Mena Abrantes, António de Oliveira “Délon”, Ana Paula Victor, Adelino Caracol e Agnela Barros. Além de actriz, é declamadora. Já interpretou inúmeros papéis em novelas de produção nacional e peças de teatro, a destacar “Um jantar de Idiotas”.

    É magistrada judicial, onde se destacou no meio jurídico, inicialmente, como Advogada de excelência, tendo sido a 2ª Presidente do Conselho Provincial de Luanda da Ordem dos Advogados de Angola (OAA) e integrado várias vezes o respectivo Conselho, bem como o Conselho Nacional da OAA, depois da formação pela Faculdade de Direito da Universidade Agostinho Neto. Leccionou a cadeira de Ética e Deontologia Profissional em várias edições da Formação Inicial Obrigatória para Advogados Estagiários, organizada pelo Centro de Estudos e Formação da OAA. Foi, em 2013, nomeada Procuradora-geral Adjunta da República, exercendo, actualmente, funções no Ministério Público, na Câmara do Cível e Administrativo, Contencioso Fiscal, e também na de Aduaneiro, do Tribunal Supremo.

    Fonte: Jornal de Angola

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Hélio Taveira reconhece crescimento profissional da ex-companheira de programa “Stela de Carvalho”

    Por: Nunes Hebo Ausente dos holofotes há alguns anos, o ex-apresentador do programa “Viva a Tarde”, do canal Zap Viva, Hélio Taveira, reconheceu, recentemente no...

    Férias mais divertidas e cheias de aventura com os canais infantis da DStv!

    Uma temporada de conteúdo educativo e divertido para crianças, especialmente escolhido para os mais pequenos LUANDA, 13 de JUNHO de 2024 - As férias estão...

    Protteja Seguros aposta em parcerias sustentáveis

    PROTTEJA SEGUROS comunica a todos os seus clientes e parceiros a expansão do seu nível de coberturas em Angola e além-fronteiras (Portugal, África do...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto