Albino da Conceição expõe obras em exposição individual no Dubai

0
135

A exposição individual de pintura do artista plástico Albino da Conceição está patente desde sábado até segunda-feira, na Galeria de Arte do Pavilhão de Angola, na Expo Dubai 2020, com curadoria de Mfumu Makitu.

 

A exposição junta 18 obras, nas quais o autor procura retratar Angola, em várias dimensões e faz também uma homenagem ao próprio país que acolhe a exposição mundial, os Emirados Árabes Unidos, particularmente a Cidade do Dubai pela capacidade de promover o desenvolvimento colectivo e agregar valores para o mundo.

 

“Em homenagem ao país (Emirados Árabes Unidos) tenho duas obras, uma que é o reflexo do Príncipe do Dubai, que é um autêntico desportista. A outra obra fisicamente é o Burj Khalifa, mas a história à volta é muito mais do que isso. Eu coloquei dois lenços que são os que eu uso, geralmente, para limpar as minhas espátulas, porque eu pinto essencialmente com espátulas, raramente pinto com pincel. Das exposições que faço, a primeira, em 2015, foi essencialmente pincel e só havia uma obra em espátulas. Dali para a frente, maioritariamente, são espátulas e uma ou outra vez pode haver pincel”, disse Albino da Conceição ao “Informe Emirados”.

 

Concluiu que “o quadro que tem Burj Khalifa como referência tem os dois lados da história do Dubai. Uma é o sacrifício, os conflitos que levaram até à união, até estabelecer os Emirados e pois do lado direito está o lenço limpo branco que representa o período da prosperidade, que hoje estão a viver e acho que é este período que nos trouxe aqui. Acrescentou que entre as demais obras há uma que representa a fertilidade, pela consideração e respeito pelo acto da maternidade. “Há também um quadro que dedico à Covid-19, pintado durante três dias, a contar do fim da cerca sanitária a que esteve sujeito um distrito do município do Cazenga, em que fui administrador durante dois anos e 4 meses”, frisou o artista plástico, que sublinhou que “o que me marcou no dia em que levantamos a cerca sanitária foi a forma como a população festejou”.

 

O pintor, que na quinta e sexta-feira foi pintar ao vivo duas obras de pintura na galaria do Pavilhão de Angola, disse que no quadro dedicado à Covid-19 estão reflectidos  os mediáticos casos 26 e 31.

 

Com cinco exposições individuais realizadas e a quatro internacionais, em Portugal, Brasil, África do Sul e, agora, Dubai, Albino da Conceição afirmou que essa exposição tem um significado particular, assim como a primeira que fez no exterior do país, pois como frisou “vou procurar dar dignidade ao Pavilhão de Angola. Estou feliz por ver o impacto que as obras estão a causar aos visitantes”.

 

Antigo vice-ministro da Juventude e Desportos e administrador do Cazenga, Albino da Conceição  nasceu em Luanda. É licenciado em Pedagogia do Desporto e Treino de Andebol na Bulgária. As artes plásticas estão na sua vida desde a adolescência, quando teve início a paixão pelo desenho. O pintor é integrante da União Nacional dos Artistas Plásticos (UNAP) desde 2013.

 

Número de visitas ultrapassou a marca de 6,3 milhões

 

O número de visitas da Expo 2020 em Dubai disparou com 6.358.464 milhões de visitas desde a abertura até ontem, conduzidas por música de classe mundial, eventos desportivos emocionantes, dias nacionais vibrantes, entretenimento familiar e procura sustentada para a Expo Passe festivo de 2020.

 

Alicia Keys viu uma multidão a aglomerar-se no Al Wasl Plaza na passada sexta-feira, cativando o público com uma mensagem de amor, esperança, inovação e transformando sonhos em realidade.

 

Com o seu novo álbum duplo, Keys, coincidindo com a sua performance na Expo 2020, a cantora e compositora vencedora de 15 Grammy escolheu a maior plataforma global do mundo como o local para revelar o seu novo lançamento altamente antecipado porque: “Parecia que sim perfeito para lançar o Keys em Dubai. Expo 2020 Dubai não conhece fronteiras; é vislumbrar um futuro que todos queremos criar.”

 

Os fãs da New Yorker em todo o mundo puderam ouvir a sua nova música fazendo login para assistir ao show em virtualexpodubai.com, ajudando o número total de visitas da plataforma a atingir a marca de 30 milhões, um aumento de cinco milhões apenas na semana passada.

 

Enquanto isso, o jogador de futebol do Manchester City Pablo Zabaleta fez uma visita à Expo 2020 Dubai, compartilhando o seu interesse em treinar e amar o Oriente Médio; a cantora indiana Neha Kakkar regalou as multidões no Jubilee Park no último domingo com um show que inspirou as pessoas a viver a vida ao máximo; o Expo World Choir, apresentando cantores e músicos de 142 nacionalidades, tocaram todas as notas certas no Palco Jubileu; e os populares artistas filipinos Sponge Cola e Matthaios reuniram-se para contar as suas histórias através da música no passado dia 8.

 

As próximas atracções incluem “Brainiac Live”, que electrificará amanhã o Jubilee Park com um show de ciência selvagem – perfeito para crianças e adultos – enquanto o palco do Jubilee entra em pleno andamento na quinta-feira com uma mistura diversa de talentos musicais globais.

 

Fonte: Jornal de Angola

 

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments