- Publicidade -

More

    Angola celebra 46 anos de independência

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    Angola tornou-se independente há 46 anos, deixando de depender política e administrativamente do “império” colonial a 11 de Novembro de 1975.
    Apesar de toda dificuldade ao longo dessas quatro décadas, com passos à frente também, esse marco representa a maior conquista dos Angolanos.

    Com a independência, Angola deixou de ser uma província ultramarina, artificio administrativo que Portugal forjou para evitar que em fóruns internacionais fosse considerado uma potência colonial.

    O regime político de Salazar e Marcello Caetano defendia que esses territórios não eram colónias, mas parte integrante e inseparável de Portugal, considerando-o como uma “Nação Multirracial e Pluricontinental”. A prática, porém, mostrava a discriminação das pessoas nascidas “além-mar”, mesmo os de tez mais clara.

    Este e outros males levaram à consciencialização dos angolanos até ao extremo de lutarem pela Independência.

    Expectativa

    O fim da guerra em Angola em 2002 constitui acontecimento mais importante no período pós-independência de Angola, já que de lá para cá muito se tem feito, como o fortalecimento da democracia (realização regular de eleições), assim como outros desenvolvimentos nos planos político, económico, social e cultural.

    Se por um lado chegou o momento para, em termos políticos, consolidar a democracia, desenvolver o espaço que permita o exercício dos direitos de cidadania consagrados na constituição, igualmente, no aspecto económico, é chegada a hora da dinamização da economia, motor essencial para se empreender outros projectos, como a edificação do estado social, para o bem-estar das populações nos seus mais variados domínios.

    O executivo já deu mostras que abraçou esse desiderato.

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Há cinco anos no comando do programa Bem-Vindos, Nádia Silva fala sobre vontade de mudar para novos formatos em TV

    Por: Sérgio Flávio Uma presença constante na vida de muitos telespectadores, Nádia Silva concedeu, recentemente, uma entrevista ao Platinaline, onde abordou sobre as suas...

    BCI e ISHOP firmam parceria de cooperação bilateral

    O Banco de Comércio e Indústria(BCI) e a loja de produtos tecnológicos ISHOP firmaram uma parceria de cooperação, nesta Quarta-feira, 27 de Março,...

    Manuel Homem revela sua principal referência na vida

    O político angolano e Governador da província de Luanda, Manuel Homem, aquando da sua participação na segunda edição da “Imersão Danilo Castro”, na qual...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto