José Eduardo Agualusa, um dos mais importantes escritores em Língua Portuguesa da actualidade, é um dos nomes que integram a lista de 2020, dos africanos mais respeitados do continente, lançada recentemente pela Reputation Poll International, empresa de gerência de reputação.
Um total de 47 mulheres e 53 homens de diversos sectores, desde cultura, política, ciência entre outros que fazem parte dos selecionados da sua integridade, visibilidade e impacto, estão outras personalidades dos PALOP, a designar: O guineense Carlos Lopes, que já esteve entre os melhores do ano passado, o moçambicano Mia Couto, e de São Tomé e Príncipe, Maria do Carmo Silveira. Georges Rebelo Pinto Chikoti Embaixador de Angola na Bélgica e Luxemburgo e Representante Permanente na UE é outro angolano em destaque na lista.
Natural da província do Huambo, Agualusa, que se mudou ainda jovem para Portugal, é autor de Romances, Contos, Novelas, livros infantis e peças de teatro. Os seus livros percorrem muitas realidades, porém são mais centrados em personagens do que em lugares.