- Publicidade -

More

    Angolanos desenvolvem App Mobile para aproximar poder local aos cidadãos

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    Um casal de jovens angolanos, formados em engenharia informática, está a desenvolver um aplicativo mobile, para facilitar a governação participativa.

     

    “Eu acho que é uma inovação para Angola, sendo que eu vivi uns anos na Ucrânia e não me deparei com este tipo de solução. Então, essa solução trazemos para aqui para facilitar a governação do país, deste modo aproximar os cidadãos ao poder local”,disse, Suraya Fragoso. A desenvolvedora do projecto iniciado em Julho, explica a utilidade do aplicativo denominado Krukuteka.

     

    “Sempre que o usuário ou utente deparar-se com um problema (na via ou no bairro) e precisa da intervenção da administração, ele pode utilizar esta aplicação para solicitar a intervenção da mesma”, precisou. A aplicação está dividida em duas partes. Uma para os utentes e outra para a respectiva administração e não permite a falsificação de informação a prestar.

     

    O utente tira a foto na hora, que terá a devida referenciação geográfica e envia para a administração. Esta acolhe e dá o devido tratamento. Tão logo o problema seja solucionado, todos os moradores possuidores do aplicativo receberão a notificação de que o problema já foi resolvido. Caso não, poderão ainda ver, através da aplicação, que o assunto está parado ou está em andamento.

     

    A app ainda não está disponível na loja virtual, a sua disposição está a depender da compra deste serviço por parte das administrações. “Se a administração der um feed back positivo elas (administrações) poderão resolver se abram a aplicação para o público em geral, só assim é que disponibilizaremos a aplicação no Play Store para o utente baixar e utilizar a aplicação”, esclareceu.

     

    A princípio está disponível somente para Android.

     

    “Nós não vendemos o projecto completo. Nós vendemos o serviço para garantir actualizações e futuras versões com para Apple e outro sistemas operativos”, rematou Soraya Fragoso, engenheira de softwares.  

    Até, lá, se as administrações abraçarem este projecto e acharem viável para a governação participativa o cidadão poderá acompanhar as acções da administração pública das mais variadas áreas: educação, segurança, obras, ou seja, sempre estará actualizado das acções.

     

    TPA / Eliseu Botelho

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Leo Príncipe surpreende fãs com novo visual e promete novos trabalhos para este ano: “foi propositado este novo visual”

    Por: Ernesto Jaime São poucas as pessoas que ficam belas de aparência em todos os ângulos, poses e jeitos. O artista Leo Príncipe...

    Yola Semedo exibe jovialidade em novo ensaio fotográfico 

    A artista angolana Yola Semedo usou as suas redes sociais, nesta Segunda-feira(22), para partilhar o seu novo ensaio fotográfico, onde exibiu a sua...

    Ednardo Soares descarta possibilidade de namorar uma figura pública: “Está fora de questão”

    Por: Sara Rodrigues Durante uma breve entrevista ao PLATINALINE, o influenciador digital Ednardo Soares expressou que não faz parte dos seus desejos namorar...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto