- Publicidade -

More

    Angolanos desenvolvem App Mobile para aproximar poder local aos cidadãos

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    Um casal de jovens angolanos, formados em engenharia informática, está a desenvolver um aplicativo mobile, para facilitar a governação participativa.

     

    “Eu acho que é uma inovação para Angola, sendo que eu vivi uns anos na Ucrânia e não me deparei com este tipo de solução. Então, essa solução trazemos para aqui para facilitar a governação do país, deste modo aproximar os cidadãos ao poder local”,disse, Suraya Fragoso. A desenvolvedora do projecto iniciado em Julho, explica a utilidade do aplicativo denominado Krukuteka.

     

    “Sempre que o usuário ou utente deparar-se com um problema (na via ou no bairro) e precisa da intervenção da administração, ele pode utilizar esta aplicação para solicitar a intervenção da mesma”, precisou. A aplicação está dividida em duas partes. Uma para os utentes e outra para a respectiva administração e não permite a falsificação de informação a prestar.

     

    O utente tira a foto na hora, que terá a devida referenciação geográfica e envia para a administração. Esta acolhe e dá o devido tratamento. Tão logo o problema seja solucionado, todos os moradores possuidores do aplicativo receberão a notificação de que o problema já foi resolvido. Caso não, poderão ainda ver, através da aplicação, que o assunto está parado ou está em andamento.

     

    A app ainda não está disponível na loja virtual, a sua disposição está a depender da compra deste serviço por parte das administrações. “Se a administração der um feed back positivo elas (administrações) poderão resolver se abram a aplicação para o público em geral, só assim é que disponibilizaremos a aplicação no Play Store para o utente baixar e utilizar a aplicação”, esclareceu.

     

    A princípio está disponível somente para Android.

     

    “Nós não vendemos o projecto completo. Nós vendemos o serviço para garantir actualizações e futuras versões com para Apple e outro sistemas operativos”, rematou Soraya Fragoso, engenheira de softwares.  

    Até, lá, se as administrações abraçarem este projecto e acharem viável para a governação participativa o cidadão poderá acompanhar as acções da administração pública das mais variadas áreas: educação, segurança, obras, ou seja, sempre estará actualizado das acções.

     

    TPA / Eliseu Botelho

    Share this
    Tags

    A Bombar

    ENSA Celebra 46 Anos com campanha multiprodutos na FILDA: proteção inclusiva e sorteio de Viatura Zero Km

    Alusivo aos seus 46 anos, a ENSA apresentou na FILDA a "Campanha Multiprodutos" com três soluções de seguros selecionados para oferecer proteção inclusiva e...

    Prémios Nova Geração Homenageiam Jovens pela Excelência na 4ª Edição

    Por: Lindeza Admizalda Na quinta-feira (25), ocorreu a 4ª edição da gala de premiação "Nova Geração", um evento que celebra as realizações de jovens destacados...

    Enzo o Servo e Leida Kutxi dão boas-vindas à terceira filha do casal

    A alegria e gratidão são evidentes em Rodrigo Afonso, mais conhecido como Enzo o Servo, e na juíza Leida Kutxi com a chegada da...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto