- Publicidade -

Visit arnan.me
More

    Anuário jano inaugura “arquivo mestre”, exposição individual patente na galeria jean-Claude Maier em Frankfurt.

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    Com abertura programada para o dia 18 de Maia, ARQUIVO MESTRE é a primeira  exposição individual do artista Januário Jano na Alemanha, em exibição na galeria Jean Claude Maier em Frankfurt até ao dia 14 de Agosto.  

    Especialmente produzidas para a exposição, as obras oferecem uma experiência estética  marcante, ao mesmo tempo que convidam a uma exploração mais profunda, com trabalhos  que incluem instalação sonora, vídeo, têxteis, esculturas e fotografias que abordam o  processo de construção e desconstrução do arquivo, memória e identidade. 

    Cada olhar, cada audição promete uma nova descoberta, outra pista para algo anteriormente  escondido: o chilro dos pássaros saúda os visitantes dentro da exposição. Não há animais  vivos, mas as gravações sonoras de espécies longínquas emanam através altifalantes. Para a  instalação sonora Dusky Dorky – À Procura de Dodo, Jano mergulhou no arquivo de sons do  Museu Britânico em Londres, conhecido pelas suas extensas colecções de artigos coloniais  deslocados. A deformação torna-se uma voz fantasmagórica que fala de tempos passados,  um “Kazumbi”, um espírito de outro mundo, como no sistema de crenças tradicional do  Ambundu. No museu, os chamamentos das aves tornam-se material de arquivo:  documentado, inventariado, retirado à força do seu ambiente natural. 

    “Kazumbi” é também o título da obra vídeo exposta. Jano move-se nos ecrãs para sons  respiratórios rítmicos, como se fosse apanhado por uma força estranha. Ele usa um vestido  branco, que as suas avós também poderiam ter usado nos tempos coloniais. Não um traje  tradicional, mas sim um à moda dos governantes coloniais, reminescente também de traje  clerical. A roupa do homem branco, da mulher branca, foi um primeiro passo no processo de  assimilação cultural, um passo longe da própria narrativa, da memória colectiva, longe da  “Mponda”, como são chamados os sacos de algodão em forma de cinto, nos quais as  mulheres Ambundu preservavam as suas histórias.  

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Conheça Legoo, única plataforma nacional de venda de ingressos que transfere dinheiro dos promotores em 24 horas

    Criar um evento e ver o seu rendimento nunca foi tão fácil, e por esta razão, a “Legoo”, plataforma angolana lançada hoje (18) no...

    Higino Carneiro Fala Para Adolescentes Sobre o Processo de Paz em Angola

    Em uma iniciativa de orientação para a nova geração de angolanos sobre a história do país, o General Higino Carneiro participou, nesta quinta-feira, 18,...

    Erica Chissapa aconselha nova geração de atores a serem insaciáveis na busca de conhecimento: “O ator não é um ser básico”

    A multifacetada Erica Chissapa ofereceu conselhos aos jovens da nova geração que estão entrando no cenário cinematográfico, incentivando-os a serem profissionais que buscam conhecimento...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto