Inicio Lifestyle Tecnologia Appy Saúde ganha prémio internacional como melhor tecnologia de ehealth pela ITU

Appy Saúde ganha prémio internacional como melhor tecnologia de ehealth pela ITU

A agência especializada das Nações Unidas para TICs (ITU) seleccionou a startup nacional de tecnologias “Appy Saúde”, como a tecnologia mais inovadora com impacto social positivo em eHealth.

Aconteceu entre os dias 11 de Novembro à 7 de Dezembro de 2020, o grande evento global de inovação em TIC para governos, empresas e pequenas e médias empresas (PMEs.), denominado por “ITU Virtual Digital World 2020 SME Awards“, co-organizado pelo Ministério da Informação e Comunicações do Vietname (MIC) pela International Telecommunication Union (ITU), a agência especializada das Nações Unidas para TICs. E no último dia do evento, foram reveladas as soluções de tecnologia mais inovadoras com impacto social positivo.

Os prémios foram apresentados em quatro categorias diferentes:

Conectividade – novas abordagens para aumentar o acesso universal à internet,
Cidades inteligentes, vida inteligente – melhorando a vida urbana em áreas como energia, transporte, planejamento, educação
e-Saúde – melhorando a saúde por meio de diagnóstico e tratamento remotos
Financiamento digital – aumentar o acesso à economia digital para quem tem ou não conta bancária.

Foi na cerimônia do Virtual Digital World Awards, seguindo um programa de SME de masterclasses e pitching online liderado por especialistas que a International Telecommunication Union (ITU) reconheceu soluções inovadoras de tecnologia com o potencial de mudar vidas em todo o mundo.

As PMEs de tecnologia são essenciais para a velocidade e o sucesso da recuperação social e econômica”, disse o secretário-geral da UIT, Houlin Zhao. “Os prémios SME do ITU Virtual Digital World 2020 constituem uma pequena, mas importante parte dessa jornada, apoiando as PMEs e o potencial de transformação digital que representam.”.

Os vencedores de cada uma das quatro categorias foram selecionados por um júri de especialistas nas áreas de negócios, tecnologia e empreendedorismo, recebendo certificados do Secretário-Geral da UIT, Houlin Zhao, na presença de H.E. Phan Tam, Vice-Ministro de Informação e Comunicações, Vietname, e um convite para participar do ITU Digital World 2021 em Ha Noi em outubro próximo. Os vencedores foram:

Appy Saúde de Angola, pela plataforma de e-health com identificação da farmácia mais próxima, melhor preço e disponibilidade dos medicamentos, na categoria eHealth;
Astrome da Índia, usando comunicação sem fio de ondas milimétricas para fornecer capacidade de backhaul semelhante a fibra para infraestrutura 4G e 5G, na categoria Conectividade;
BusMap do Vietname, fornecendo soluções inteligentes de transporte público por meio de algoritmos de navegação e recursos avançados de experiência do usuário para consumidores, empresas e governos na categoria Smart cities, smart living;
OKO Finance de Israel, fornecendo aos pequenos agricultores seguro de safra e acesso a ferramentas financeiras digitais por meio de tecnologias móveis simples, na categoria de finanças digitais.

O programa de prémios e PMEs recompensa soluções tecnológicas inovadoras, ajudando a construir resiliência e fomentar o investimento para PMEs criativas em tempos de crise.

Os prémios e o programa PMEs fazem parte de uma série de atividades virtuais co-organizadas pela ITU e o Ministério da Informação e Comunicações do Vietname antes e em preparação para o próximo ITU Digital World 2021, que acontecerá presencialmente em Ha Noi, Vietname, em 12 a 15 de outubro de 2021 e organizado pelo Governo do Vietname.

#####

Sobre a Appy Saúde

Aplicativo móvel disponível para android (em Google Play Store) ou iOS (em AppStore)

O único aplicativo móvel de saúde em Angola desde 2017
Permite reserva de medicamentos e encomenda de produtos farmacêuticos não sujeitos a receita médica
Marcação de consultas e adesão à seguros de saúde
Eleito como “A tecnologia mais inovadora com impacto social positivo em eHealth” em 2020 no SME Virtual Digital World Awards 2020 da ITU (Vietname)
Eleito como “Melhor aplicativo de África” em 2019 no Apps Africa Awards (Ruanda)
Finalista para o Picth na WebSummit 2019 (Portugal)
www.onelink.to/appysaude

Sobre a International Telecommunication Union (ITU)

A União Internacional de Telecomunicações (UIT) é a agência especializada das Nações Unidas em tecnologias de informação e comunicação (TICs), impulsionando a inovação em TICs junto com 193 Estados-Membros e mais de 900 empresas, universidades e organizações internacionais e regionais. Estabelecido há mais de 150 anos em 1865, o ITU é o órgão intergovernamental responsável por coordenar o uso global compartilhado do espectro de rádio, promovendo a cooperação internacional na atribuição de órbitas de satélite, melhorando a infraestrutura de comunicação no mundo em desenvolvimento e estabelecendo os padrões mundiais que promovem uma interconexão contínua de uma vasta gama de sistemas de comunicação. De redes de banda larga a tecnologias sem fio de ponta, navegação aeronáutica e marítima, radioastronomia, monitoramento oceanográfico e baseado em satélite, bem como convergência de telefonia fixo-móvel, Internet e tecnologias de transmissão, a ITU está comprometida em conectar o mundo. Para obter mais informações, visite www.itu.int

PHOTOS – ITU Virtual Digital World 2020 SME Awards Ceremony | Flickr
VIDEO – https://itu.zoom.us/rec/share/fcfSe3VEIUaLwXoIZFK4HviaS5z1D1d3yzWqJ1LJ9NQSyI7gcUW_I3vBv5KuCLxa.8PpIz3kXJ9Xl-oqS

Noticia realacionada

Leia tambem