- Publicidade -

More

    Associação de Amizade e Solidariedade para com a 3ª Idade defende que as políticas reflictam de forma positiva na vida da pessoa idosa

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    No dia dedicado aos idosos, a Associação de Amizade e Solidariedade para com a 3ª Idade (AASTI) defende que as políticas públicas e sociais sejam mais actuantes e se reflictam de forma positiva na vida da pessoa idosa.

    Segundo a presidente da AASTI, Emília de Almeida, as políticas de protecção à pessoa na terceira idade devem sair do papel e reflectir-se de forma eficaz na vida do idoso.

    Para a responsável da AASTI, a exemplo de outros países de África, como Cabo Verde, África do Sul e Moçambique, o Estado deve trabalhar para que a pessoa na terceira idade possa beneficiar de créditos bancários, redução do preço de alguns medicamentos, subsídios de velhice, bem como acesso a bens e serviços.

    Emília de Almeida, que falava durante um encontro alusivo ao Dia Nacional do Idoso, que se assinala hoje, salientou ser necessário e urgente um olhar sobre o idoso de forma a lhe ser conferido maior respeito e dignidade, tendo em conta que muito fizeram pelo desenvolvimento do país.

    A representante do Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher para a direcção das Políticas Familiares, Igualdade e Equidade de Género, Tatiana de Morais, referiu que a instituição, com base nas políticas públicas e sociais de inclusão, tem trabalhado em projectos e acções que visam melhorar a vida da pessoa idosa na sociedade.

    Tatiana de Morais disse que relativamente aos idosos em situação de vulnerabilidade o ministério apoiou 39.013,  dos quais 38.165 em comunidades e 848 em 18 lares de assistência à pessoa idosa. Acrescentou que as províncias com maior concentração de idosos em lares são as do Moxico, Huambo e Benguela. Avançou que, segundo o último censo populacional, realizado em 2014, existem 624.000 idosos, o que representa 2,4 por cento da população no país.

    Em Angola, o dia da Pessoa Idosa é comemorado a 30 de Novembro. Esta data foi instituída em Janeiro de 2005 em Decreto do Conselho de Ministros e publicado no Diário da República Nº 4/05, Iª Série para valorizar àqueles que ainda em vida (mas já não no activo), deram o seu contributo para o crescimento e engrandecimento, a todos os níveis, do nosso país.

    O termo “Pessoa Idosa” ou “Terceira Idade” é considerado a fase da vida do homem que começa aos 60 anos de idade nos países em desenvolvimento e aos 65 anos nos países desenvolvidos, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo o documento, o envelhecimento ocorre em diferentes dimensões (biológica, social, psicológica, económica, etc.) e depende de diversos factores ocorridos nas fases anteriores da vida, como as experiências vividas na família, na escola, ou em outras instituições.

    Share this
    Tags

    A Bombar

    ENSA Celebra 46 Anos com campanha multiprodutos na FILDA: proteção inclusiva e sorteio de Viatura Zero Km

    Alusivo aos seus 46 anos, a ENSA apresentou na FILDA a "Campanha Multiprodutos" com três soluções de seguros selecionados para oferecer proteção inclusiva e...

    Prémios Nova Geração Homenageiam Jovens pela Excelência na 4ª Edição

    Por: Lindeza Admizalda Na quinta-feira (25), ocorreu a 4ª edição da gala de premiação "Nova Geração", um evento que celebra as realizações de jovens destacados...

    Enzo o Servo e Leida Kutxi dão boas-vindas à terceira filha do casal

    A alegria e gratidão são evidentes em Rodrigo Afonso, mais conhecido como Enzo o Servo, e na juíza Leida Kutxi com a chegada da...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto