- Publicidade -

More

    Banda Maravilha é foco do “Conexões” desta semana

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    O “Conexões” deste sábado, 08 de Novembro convida o telespectador a deliciar-se com a gastronomia brasileira e africana com o típico prato Caruru, ou Calulu como é chamado em Angola. Sob o olhar atento da apresentadora Jaqueline Saluvo, a quituteira baiana mostra as semelhanças e as diferenças. Dadá, quituteira de mão cheia conta como se apaixonou pela arte de cozinhar aos 8 anos de idade, e mostra passo a passo a confecção do famoso Caruru . Também a apresentadora Jaqueline Saluvo relembra o modo angolano de preparar a iguaria e passa o bastão para a cozinheira Mariana Álvaro que do outro lado do oceano, em Angola, mostra como é feito o Calulu.

    À conversa com os músicos da tradicional Banda Maravilha também é foco desta edição. O continente africano é o berço de sons que são marcas registradas em diversas culturas ao redor do mundo. E no Brasil não é diferente; o Semba deu origem ao Samba brasileiro, por exemplo, uma das mais importantes manifestações culturais do País. Orgulhosos da importância da sua música, os integrantes da banda Maravilha mostram como a musicalidade angolana alimenta a conexão artística entre o Brasil e a África e falam do trabalho de resistência no sentido de preservar as raízes musicais de Angola. “O Semba criou um padrão; tem uma característica própria. Quando ouvimos em qualquer parte do mundo é comum dizermos: Isso é música de Angola! O Semba foi levado para o Brasil pelos escravos e daí nasceu o Samba”, afirma o baixista Moreira Filho.

    No quadro ‘Idas e Vidas’, o programa vai apresentar a história do Chintungane, um estudante moçambicano de 19 anos que está no Brasil a completar o ensino superior. No início, o plano era estudar Engenharia, mas depois optou pela área de Humanidades para poder continuar a estudar na Bahia, região que o faz sentir-se em casa. “…É a África fora da África”, filosofa. Voluntário da APAE, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, o estudante africano mostra o seu dia a dia entre estudo e trabalho, além de explicar porque escolheu o Brasil para o seu desenvolvimento intelectual. “Eu queria estar em casa mesmo fora de casa. Quero poder um dia dar oportunidade a outros jovens da minha comunidade de conquistarem o mundo através dos livros”, sonha o moçambicano.

    Para encerrar está edição, o músico baiano Dão embala o programa com as suas canções influenciadas pela musicalidade angolana, que está muito presente nas suas composições. Fã dos astros da música africana, como o Filipe Mukenga e a Wiza, o cantor fala da experiência de conhecer e trabalhar com esses músicos e comemora ainda a importância de ter gravado o videoclipe da sua canção “Eu Vou (Além Mar)” em Luanda. Para finalizar, o músico e a sua banda abrem as portas do estúdio e convidam o “Conexões” para uma sessão especial de música imperdível!

    Lançados em 1999, os canais internacionais da Globo são os primeiros canais nacionais do género a serem transmitidos aos brasileiros e lusófonos que vivem no exterior, com qualidade digital, 24 horas por dia. Actualmente são seis canais de televisão paga que contam com mais de 2,2 milhões de assinantes nos 5 continentes. Os sinais são transmitidos via satélite, cabo, IPTV e OTT. A programação é composta por noticiários em tempo real, desporto ao vivo, novelas, minisséries, conteúdos infantis e variedades, e tem conquistado ao longo dos anos a preferência do público no Brasil e ao redor do mundo. O canal também exibe programas exclusivos dedicados aos brasileiros que vivem fora do país. Em Portugal a Globo possui, além do seu canal Premium, um canal básico, com foco em dramaturgia que apresenta novelas, séries e programas de variedades na sua grelha.

    A Globo está entre as maiores empresas de mídia do mundo, e produz cerca de 2.400 horas de entretenimento e 3.000 horas de jornalismo por ano no Brasil. Por meio da sua rede, a emissora cobre 98.6% do território brasileiro, atingindo 99.5% da população. Reconhecida pela qualidade das suas produções, a empresa já foi premiada com 10 Emmys Internacionais. A operação internacional da Globo abrange seis canais de televisão paga, e uma divisão de produção e distribuição de conteúdo televisivo de desportos brasileiros e entretenimento, que chegam a mais de 190 países ao redor do mundo.

    O “Conexões” é exibido aos sábados às 19:20 horas e repetido aos domingos às 10:55 horas.

    Share this
    Tags

    A Bombar

    INADEC realiza 1ª edição do fórum de empreendedorismo digital e conscientização empresarial

    O INADEC realizou, nesta Sexta-feira(12), no Ministério do Comércio, a primeira edição do fórum de empreendedorismo digital e conscientização empresarial. O evento teve como objectivo...

    Comité Mister Angola comemora 25 anos de existência com jantar intimista

    O comité Mister Angola celebrou os seus 25 anos de existência, neste Domingo(14), com um jantar intimista que reuniu todos os misteres e patrocinadores...

    Pérola e Ednardo Soares tornam-se embaixadores da marca Wiliete Crédito

    Texto: Sara Rodrigues Fotógrafo: Carlos Cristóvão A Wiliete Crédito, uma das principais instituições financeiras em Angola, firmou nesta Segunda-feira um acordo histórico com a cantora angolana...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto