- Publicidade -

More

    Bonga Actua Domingo no "Muzongué da Tradição" do Centro Cultural Kilamba

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    O músico angolano Barceló de Carvalho “Bonga” sobe, domingo, ao palco do Centro Cultural e Recreativo Kilamba, em Luanda, no âmbito do programa “Muzongué da Tradição” do mês de Setembro, para assinalar os seus 42 anos de carreira.

    Além de Bonga, segundo o gestor do espaço, Estêvão Costa, disse que , o programa, também incluído no âmbito do Festival Nacional de Cultura (Fenacult 2014), contará com as presenças/participações de Lulas da Paixão, Calabeto e Augusto Chacaia.

    Estêvão Costa adiantou que o convite a “Bonga” deve-se ao facto de ser uma das principais referências artísticas nacionais que espalha o perfume da musicalidade do país além fronteiras.

    “O Bonga é uma figura incontornável do mercado musical angolano. É um artista que por onde passa deixa boas referências da cultura angolana. É um artista que, pelo que tem feito dentro e fora do país, merece bastante esta homenagem no programa Muzongué da Tradição”, reforçou a fonte.

    Estêvão Costa adiantou que o programa, incluído também na agenda do II Festival Nacional de Cultura (Fenacult 2014), visa assinalar condignamente os 42 anos de carreira de “Bonga”.

     

    “Estamos no mês do Fenacult, e como tal o Kilamba não podia e nem pode ficar de fora desta grande manifestação cultural, razão pela qual vai juntar o útil ao agradável. Como casa de cultura deve associar-se a esta actividade do Executivo Angolano que visa exaltar a cultura nacional”, disse.

    “Bonga” esteve no Centro Cultural e Recreativo Kilamba em Abril do ano em curso, como homenageado do mês do “Muzongué da Tradição”.

    Com 72 anos de idade, Bonga, nascido em Kipiri, província do Bengo, é considerado embaixador da música angolana. Já foi galardoado internacionalmente com vários prémios ao nível da música, assim como recebeu discos de ouro e de platina, além de actuar em importantes palcos mundiais.

    Em 42 anos de carreira, Bonga tem igual número de discos, sendo “Angola 72” o seu primeiro e “Hora Kota” o último.

    O Musongue da Tradição é um programa que teve o seu início em Fevereiro de 2007 e Visa a promoção, divulgação e valorização da música angolana produzida nos anos 60, 70 e 80. O agrupamento Jovens do Prenda e os artistas Zecax, Dom Caetano e Proletário foram os primeiros convidados. O programa acontece mensalmente no primeiro domingo de cada mês.

    O evento faz parte da grelha de programas do Centro Recreativo e Cultural Kilamba, antigo Maria das Escrequenhas, que tem ainda “Farrar ao Antigamente” e “Show à Sexta-Feira”.

    Reinaugurado em Dezembro de 2001 pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, depois de longos anos voltado ao abandono, o Kilamba tem se dedicado nos últimos anos a promoção e a valorização da música angolana dos anos 1950, 60 e 70.

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Africell lança campanha de diversificação de agentes com foco na criação de novos negócios:

    | A Africell está a abrir as suas portas para que empresas e particulares se tornem Agentes de Recargas Electrónicas (EVC) da Africell numa...

    ZAP proporciona momento mágico a mais de 170 crianças de lares Vidas ZAP com o grande “Show do Panda E Os Caricas”.

    Luanda, 11 de Junho de 2024 – No dia 7 de Junho, a ZAP reuniu mais de 150 crianças, na acção Vidas ZAP "Show...

    Guitarrista Texas cobra 50 mil kwanzas para colaborações musicais

    Por: Helder Lourenço O guitarrista angolano Texas revelou, em entrevista ao programa "Dia Alegre" da Platina FM (96.8), que cobra apenas 50 mil kwanzas por...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto