- Publicidade -

More

    Boxe: Tony Kicanga encerra carreira diante do romeno Stan Eugen em Malanje

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    O pugilista angolano Tony Kicanga defronta no próximo dia 30, na cidade de Malanje, o romeno Stan Eugen, em combate de defesa do título mundial, versão do Conselho Universal de Boxe (UBC), soube a Angop, em Luanda, de fonte oficial.

    Da categoria de 78 quilogramas, a peleja de meio pesado contará com 12 rondes e poderá encerrar a carreira profissional do detentor do cinturão, que continuará ligado à especialidade, mas com outras actividades, segundo o presidente da Federação Angolana de Boxe (FABOXE), Carlos Luís.

    O dirigente desportivo, que já esteve na província a acertar com autoridades locais sobre a organização da Gala Internacional, esclareceu que, a anteceder ao combate principal, haverá ainda no ringue do novo pavilhão multiuso Palanca Negra duas lutas com a intervenção de contendores nacionais.

    Este é o reencontro entre os dois lutadores, depois de Tony Kicanga ter vencido Stan Eugen, por Ko, no sexto assalto, em Junho de 2011, no Teatro Sá da Bandeira, na cidade do Porto, em Portugal.

    Volta a combater no seu país, depois de ter revalidado a “coroa”, na Cidadela Desportiva, em Março de 2012, diante do também romeno Adrian Cernega.

    O detentor do título mundial da UBC falhou a obtenção do cinturão em 2008 e 2009, diante do polaco Kostic e o dinamarquês Andrei Zaahs.

    Enquanto isso, em simultâneo ao evento profissional, a FABOXE prevê realizar o Top Internacional Angola/França, em amador (olímpico), envolvendo pugilistas das selecções nacionais dos dois países, nas categorias de 49 a +91 quilogramas.

    Para essa disputa, contactos estão sendo feitos também com a Espanha, para que possa suprir as categorias de 49, 52 e 56 kgs, que os franceses não trazem na primeira viagem a Angola.

    Tony Kicanga, 40 anos, natural de Luanda, residente no Porto desde 1990, representou vários clubes portugueses, designadamente Algés, Boavista e FC Porto, depois de estar ao serviço dos Dínamos de Luanda, passando ainda pelo Health Clube de Lisboa.

    No seu palmarés como profissional, o campeão mundial efectuou 38 combates, com 15 vitórias, 20 derrotas, dois empates e um nulo. Na classe de amadores, Tony Kicanga também foi medalha de bronze nos Jogos Africanos em 1995, no Zimbabwe, e ouro em 1999, na cidade sul-africana de Joanesburgo.

    Na categoria profissional ostenta 12 títulos da versão da Associação Mundial de Boxe da Transcontinental (TWBA) e defendeu quatro vezes o título da TWBA. O outro angolano que também já foi campeão da TWBA é Manuel Gomes.

    Share this
    Tags

    A Bombar

    ENSA Celebra 46 Anos com campanha multiprodutos na FILDA: proteção inclusiva e sorteio de Viatura Zero Km

    Alusivo aos seus 46 anos, a ENSA apresentou na FILDA a "Campanha Multiprodutos" com três soluções de seguros selecionados para oferecer proteção inclusiva e...

    Prémios Nova Geração Homenageiam Jovens pela Excelência na 4ª Edição

    Por: Lindeza Admizalda Na quinta-feira (25), ocorreu a 4ª edição da gala de premiação "Nova Geração", um evento que celebra as realizações de jovens destacados...

    Enzo o Servo e Leida Kutxi dão boas-vindas à terceira filha do casal

    A alegria e gratidão são evidentes em Rodrigo Afonso, mais conhecido como Enzo o Servo, e na juíza Leida Kutxi com a chegada da...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto