- Publicidade -

More

    Cantor angolano Wyza No National Geographic

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    O cantor angolano Wyza vai levar os ritmos da sua musica no estilo Kilapanga ao cruzeiro da National Geographic que atracará, nesta quarta-feira (dia 27), no Lobito, província de Benguela.

    Segundo o artista, durante um dia apresentar-se-á para mais de 100 turistas a bordo, cantando temas dos álbuns “África Yaya”, publicado em 2004, e “Bakongo”, de 2008, tais como “África”, “Nbyfe”, “Wyky” e “Mawe”.

    Primeiro a actuar neste cruzeiro, o artista angolano fará somente uso da voz e violão, cantando com o sentimento que tem mostrado nos concertos que realiza ou é convidado a participar no país e no estrangeiro.

    Wyza_

    Cantor e compositor que está a apresentar ao mundo um ritmo praticamente desconhecido, Wyza nasceu na província do Uíge.

    João Sildes Bunga, como era conhecido, herdou a sua paixão pela música de sua mãe, Elisa Bunga, que fez e tocou o kissange, um instrumento tradicional angolano.

    Em Luanda, Wyza trabalhou como varredor e sozinho nas ruas aprendeu a tocar violão. Em casa cantava e escrevia músicas com a sua mãe e sócia que o encorajou.

    Wyza ainda trabalhou arduamente, mas, apesar da rotina diária de ganhar a vida, por muitos anos, pegava no seu violão assim que chegava em casa e escrevia e ensaiava as suas músicas – sempre a cantar em Kikongo.

    Wyza escreveu “Mpasi”, uma canção cujo título em Kikongo significa “sofrimento”, o que supostamente capturou as ondas das rádios de Luanda.

    João Sildes Bunga tornou-se Wyza quando conheceu o músico e produtor João Alexandre que o convidou a gravar o disco intitulado “Kintsoma”. Mas o álbum não correu de maneira como se esperava e apesar deste aparente fracasso, Paulo Flores reconheceu o grande talento de Wiza e o convidou para abrir um dos seus shows. Desde então, Wyza tem desempenhado um papel activo em seus projectos musicais.

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Proposta de Lei dos Crimes de Vandalismo de Bens e Serviços Públicos – Quem destruir património pode ir 15 anos para a cadeia

    O Conselho de Ministros de Angola, reunido sob a orientação do Presidente João Lourenço, examinou três propostas de lei destinadas à Assembleia Nacional. Em...

    Ministro da Cultura de Angola e Maria Borges Buscam Parcerias Internacionais para Música Angolana”

    O Ministro da Cultura, Filipe Silvino de Pina Zau, recebeu em seu gabinete a renomada modelo internacional Maria Borges, que também exerce o cargo...

    JEO MC estreia-se como atleta de MMA e sagra-se campeã nacional

    Por: Helder Lourenço A gladiadora dos Reis de Rompimento Primeira Liga (RRPL), Jeorgina Ludmila, conhecida nas lides artísticas como Jeo MC, estreou-se como atleta de...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto