- Publicidade -

More

    " Como sobreviver no mundo da música em Angola ?!

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

     

    Tal como o sonho da casa própria, há quem sonhe em ser músico e em muitos casos há quem tão somente deseje que a sua música toque na rádio e seja tratada com alguma justiça, quiçá de forma honesta e sem necessidade de negociatas por parte dos fazedores de rádio, especialmente os programas de música .

    A música deu um grande salto nos últimos 10 anos mas infelizmente temos notado que tanto os promotores de eventos como as estações de rádio tendem em proteger e promover os mesmos cantores, deixando para o esquecimento alguns bons novos valores que sem os habituais padrinhos na cozinha têm visto as suas músicas serem totalmente ignoradas por estes profissionais da indústria musical . Outro facto marcante tem sido a politização das parcerias musicais e consequentemente as aparições nos eventos agendados .

    Nem todos os nomes sonantes do nosso mercado musical são bons cantores, uns vivem da constante protecção que recebem dos profissionais de rádio, outros enconstam-se na mestria e amizade dos que realmente sabem cantar e alguns apenas são levados ao colo por serem rentáveis no que à imagem diz respeito .

    A gasosa, o compadrio, enfim, a enorme teia de amiguismo que tem por finalidade controlar e ditar as regras da música em Angola tem asfixiado o sonho musical dos novos valores, alguns dos quais têm potencialidades enormes mas que por falta de apoio e visibilidade vão sendo deixados no anonimato .

    Captura_de_ecra_2013-01-12_as_14.09.09

    Os mesmos rostos, os mesmos estilos, as mesmas letras, o mesmo grupo, assim tem sido a música actual angolana . Felizmente vão surgindo verdadeiros fazedores de música, jovens talentosos que não precisam vender a alma pra serem reconhecidos, como são os casos de Toty, Selda, CEF, Jack Nkanga etc …

    Aos que ainda vão lutando dia e noite para serem ouvidos e consequentemente reconhecidos, o apelo é simples, não desistam, o portal Platina Line brevemente estará em condições de dar visibilidade musical á todos os jovens cantores, DJs, Produtores Musicais e demais entidades que têm como sonho comum a música . Continuem a acreditar nos vossos sonhos .

    De Joe D’Almeida

    Londres 25/07/201

    3 Para o portal Platina Line

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Casal presidencial passeia pelas dunas do Parque Nacional do Iona

         O Presidente da República andou de moto nas dunas do Parque Nacional do Iona. Um momento de descontracção com o qual lançou um...

    TAAG põe fim a acordo com Hi-Fly e volta a assegurar na totalidade voos Luanda-Lisboa

    No seguimento do plano de manutenção e recuperação da frota e, no sentido de responder melhor às necessidades do mercado e a estratégia de...

    Hildebrando de Melo na 15º Bienal de Havana em Cuba

    A 15ª Bienal de Havana, que ocorrerá de 15 de novembro de 2024 a 28 de fevereiro de 2025, contará com a presença do...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto