- Publicidade -

More

    Concurso de dramaturgia premiará textos teatrais inéditos de autores angolanos

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    Com inscrições abertas em 04 de Janeiro, o Concurso de Dramaturgia do projeto “Leituras Assistidas” busca estimular a escrita original literária do gênero dramático em Angola. A iniciativa conta com apoio da Embaixada do Brasil e do Centro Cultural do Brasil em Angola (CCBA), em parceria com o Clube de Leitura da Mediateca do Cazenga (filiada à ReMA).

    O “Concurso de Dramaturgia – Leituras Assistidas” realiza-se no âmbito do projeto Leituras Assistidas – Dramaturgia Contemporânea, e premiará, com o valor de 500 mil kwanzas, o melhor texto literário inédito, do gênero dramático, em língua portuguesa, escrito por autor(a) natural e residente em Angola, maior de 18 anos. As inscrições serão realizadas de 04 de Janeiro a 28 de Fevereiro, de forma gratuita, sendo o envio das obras em formato digital.

    A premiação está prevista para 27 de Março, Dia Mundial do Teatro e início da programação/2021 de Leituras Assistidas (que contará com leituras dramáticas e atividades paralelas, entre os meses de março e junho). As obras inscritas poderão ser de diversos tipos dramáticos (drama, comédia, tragédia, musical, etc.), e serão avaliadas por uma comissão julgadora composta por gestores culturais e profissionais das letras e das artes cênicas.

    Serão selecionados três textos, sendo um premiado e dois suplentes. Além do valor de 500 mil kwanzas, o texto premiado será tema de uma leitura pública e terá sua publicação em livro digital, pelas Edições Handyman. Os textos suplentes serão lidos no Clube de Leitura da Mediateca do Cazenga e publicados nas páginas online das Leituras Assistidas.

    O “Concurso de Dramaturgia – Leituras Assistidas” constitui uma iniciativa de fomento à escrita cênica em Angola. Representa, além da culminância do projeto Leituras Assistidas, um estímulo à prática da leitura, à escrita original, à formação de plateia teatral e, em um sentido mais amplo, ao enriquecimento do acervo de dramaturgia de Angola.

    O Concurso é uma iniciativa com apoio institucional e financeiro da Embaixada do Brasil e do Centro Cultural do Brasil em Angola (CCBA). Conta com apoio cultural da ReMA – Rede de Mediatecas de Angola e do Camões – Centro Cultural Português de Luanda, além das empresas parceiras, Premium, Alpha Medic e Edições Handyman.

    Mais informações sobre o Concurso podem ser obtidas na página de Leituras Assistidas no facebook, https://www.facebook.com/Leituras-Assistidas-105823284319967, sendo o Regulamento e Ficha de Inscrição acessíveis em http://centroculturalbrasilangola.co.ao/. As inscrições devem ser realizadas unicamente através do endereço de e-mail leiturasassistidas@gmail.com.

    SOBRE LEITURAS ASSISTIDAS: o projeto constitui-se por leituras públicas de textos literários do gênero dramático (teatral), reunindo expoentes da Dramaturgia contemporânea de Angola, Brasil, Portugal e Cabo Verde; além de atividades como seleção do elenco de leitores(as), constituído por 22 pessoas (que terão suporte financeiro); apresentação da peça teatral “A Lata”, pelo Grupo Mulongi ya Mbote; encontros preparatórios para realização das leituras; e diálogos sobre Dramaturgia, sendo todas as atividades gratuitas.

    SOBRE OS IDEALIZADORES DE LEITURAS ASSISTIDAS:

    KLAUS NOVAIS é natural de São Paulo, Brasil. É ator, escritor e artista plástico. Iniciou sua carreira artística em 1987, tendo atuado, dirigido, cenografado e criado figurinos para dezenas de espetáculos e companhias teatrais, sendo membro da Cooperativa Paulista de Teatro e filiado ao SATED-SP. É Formado em Letras pelo Centro Universitário de Brasília e pós-graduado pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, tendo se dedicado à escrita de peças teatrais, contos e romances. Em Portugal, publicou Escritos Degredados (Chiado Editora/2014). Paralelamente, desenvolve exposições de artes plásticas. Viveu em Brasília, Lisboa e Lima, atualmente vive em Luanda, onde criou a exposição É DE LÁ (CCBA-2019). Atualmente, prepara a publicação do seu segundo romance, Sinhá, em 2021.

    DILSON MARIA é natural de Luanda, Angola. Cursa Letras n Universidade Agostinho Neto e é, há dois anos, moderador do Clube de Leitura da Mediateca do Cazenga, filiada à Rede de Mediatecas de Angola (ReMA). Paralelamente, é moderador do Frente a Frente, que promove encontros entre escritores e o Clube de Leitura. Desenvolve, ainda, os projetos Micro-Leitor, de resenhas literárias, e De Leitor Para Leitores, de entrevistas com leitores sobre práticas de leitura, publicadas na web. É, portanto, um leitor dedicado à difusão das práticas de leitura em Angola.

    SOBRE A PROGRAMAÇÃO DE LEITURAS ASSISTIDAS:

    A programação/2021 de Leituras Assistidas, bem como as datas e locais de apresentação serão divulgadas em breve nas redes sociais de Leituras Assistidas, na página do Centro Cultural do Brasil em Angola (CCBA) e nos meios de comunicação. Iniciado em março/2020 e interrompido pela pandemia, o projeto Leituras Assistidas volta em 2021 preparado para realizar atividades de acordo com os protocolos sanitários, respeitando as restrições de isolamento social e de quantidade máxima para eventos com público, estipuladas pelas autoridades de saúde de Angola.

    CONTATOS: Klaus Novais +244 944 089 997 – Dílson Maria +244 996 277 725

    Share this
    Tags

    A Bombar

    ENSA Celebra 46 Anos com campanha multiprodutos na FILDA: proteção inclusiva e sorteio de Viatura Zero Km

    Alusivo aos seus 46 anos, a ENSA apresentou na FILDA a "Campanha Multiprodutos" com três soluções de seguros selecionados para oferecer proteção inclusiva e...

    Prémios Nova Geração Homenageiam Jovens pela Excelência na 4ª Edição

    Por: Lindeza Admizalda Na quinta-feira (25), ocorreu a 4ª edição da gala de premiação "Nova Geração", um evento que celebra as realizações de jovens destacados...

    Enzo o Servo e Leida Kutxi dão boas-vindas à terceira filha do casal

    A alegria e gratidão são evidentes em Rodrigo Afonso, mais conhecido como Enzo o Servo, e na juíza Leida Kutxi com a chegada da...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto