- Publicidade -

More

    Conheça os Angolanos: que se tornaram famosos á anônimos

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    A Platina Line resolveu listar alguns músicos que se tornaram celebridade, instantâneas, mais acabaram por desaparecer do Mapa. Conheça os músicos Angolanos que já fizeram sucesso e agora enfrentam a dura realidade do esquecimento.


    1 – Papetchulo

    Foi a estrela mais fulgurante nos Warrant B. Destacava-se pela sua forma eletrizante de dançar, e dançava e se apresentava com alguns trajes que lembrava o musico norte americano Usher. Em 2004 numa decisão polêmica, resolveu afastar-se do grupo para seguir uma carreira a solo. Em 2005 lançou o primeiro disco a solo que quase não vendeu, em função disso, deixou de ser convidado para espetáculos e outros eventos, voltou a lançar o segundo disco em 2009 que também teve uma divulgação efêmera. Passado quase sete anos da separação com os Warrant B, Papetchulo nunca mais foi notícia.

     

     

    2 – Isidora Campos

    A menina do “Meu Sambapito” teve o auge na carreira nos anos noventa com o apoio dos irmãos Almeida, tendo sido o modelo de inspiração para muitas vozes femininas. A sua carreira tinha tudo para dar certo quando lançou o seu disco no final dos anos noventa cujas músicas tocaram durante muito tempo. Depois disso, passamos a vê-la esporadicamente em pequenos espetáculos. Atualmente nem é lembrada.

     

    net_684x82

    3 – Lito Dias

    Apareceu de forma repentina com a música mais que grudenta “Dá valor” e como um furacão a sua fama ultrapassou todos os obstáculos e foi noticia em todo o País. Em quase todos os espetáculos naquela altura, Lito Dias figurava como cartaz principal. Dizem que ganhou algum dinheiro com a venda do disco e aparição em espetáculos. Mas o músico não soube administrar o dinheiro e a fama. Hoje praticamente está no esquecimento.

    4 – Man Sembila

    Proveniente do sul do País, Man Sembila que começou a cantar na rua, fez se ouvir depois de ter lançado o seu disco com músicas que retratavam bem o quotidiano, misturadas com uma pitadinha de humor. O sucesso foi estrondoso, passou a ser conhecido a nível nacional. Mas não acompanhou a evolução da música angolana. Tempo depois, lançou outro disco constituído por temas com as mesmas características do primeiro sucesso. Os tempos já eram outros e o álbum teve pouca aderência. Hoje nem se ouve falar.

     

     

    5 – Luck Seimol

    Quem não se lembra deste musico. Figura arrebatadora, voz extremamente afinada. Luck Seimol fez parte do grupo de músicos angolanos que acabaram com a hegemonia da música cabo-verdiana em Angola. Depois do sucesso nos anos noventa, ainda lançou o segundo disco em 2004, mas ficou por aí mesmo. Hoje é uma das várias celebridades que vive como anônimo.

     

     

    6 – Kudy dos SSP

    Como todos conhecem foi um dos integrantes do grupo mais famoso do Hip Hop em Angola, que como Big Nelo, Jeff Brown e Paul G, fizeram muito sucesso em angola e pelo mundo afora. Hoje só ouvimos três elementos do grupo menos ele por onde anda e se está cantando, não se sabe.

     

     

    7 – Armanda

    Armanda cantora que surgiu conquistando seu espaço no mundo da kizomba com a música “Caminho” hino de todas as jovens da época. Lançou um álbum que vendeu muito bem, fez muitos espetáculos e grandes participações. Mas depois de algum tempo fica a pergunta: Por onde anda a Armanda? E olha que ela cantava muito bem.

     

     

    8 – Deusa

    Deusa angolana residente em Portugal, cantora linda surgiu e desapareceu. O que ficou dela foram músicas que tocaram bastante e que merecem ser lembradas. A mais famosa de todos é sem duvidas “És o meu destino”. Nada de mais relembrar.

     

     

    9 – Hélvio

    Também muito desaparecido Hélvio chegou e arrebatou o mercado angolano com suas musicais prá lá de pessoais. Mexeu com as memórias de muitos angolanos que longe da terra estavam. “Muxima Uamié” marca do cantor, sem dúvida ainda permanece na memória de muitos.

     

     

    10 – Jacinto Tchipa

    Quem não cantou o “Maié Maié”? Sei que lembram, marcou infância e juventude de quase todos e como muitos cantores de verdade, suas músicas ficam gravadas na memória de quase todos, pois ela mexe com os mais íntimos e profundos sentimentos de cada um. Grande Jacinto Tchipa. Por onde anda esse legendário? 

     

     

    11 – Magnésio

    “Tchiriri”, quem já esqueceu o tchiriri? Nem podem, foi um ótimo kuduro e tocou bastante, disputou espaço com o “4” e o “8”, resta saber as quantas anda o Magnésio.

     

     

    12 – Zé do Pau

    “Se te meteres na minha vida, não é para brincares não, mas sim para ficares amor.” Todos lembram desse refrão. Faz parte da música mais famosa dele o “Amor com jeito” e o videoclipe foi gravado em casa dele. Sei que muitos lembram. Grandes tempos, grandes memórias.

     

     

    13 – Clélia Sambo

    Clélia Sambo a menina dos nossos olhos, que cantou para muitos de nós hoje adultos. Quem não se lembra das musicas saltitantes dela e bastante educativas, aprendemos a contar e muito mais. Aqui vão algumas dela “Filhinhos Do Papai”, “As Criancas Saudam A Paz”, Beatriz Atrevida”, “Menino Do Moxico”, “As Nossas Brincadeiras”, “O Estudante”, “Natal Feliz”, “Vamos Dançar”. Enfim, uma lista infindável de canções que animaram as nossas infâncias . 

     

     

    14 – Fofa

    “Papagaio loiro” quem lembra pessoal? Pois é, crescemos e esquecemos que já mandamos cartas aos nossos namorados de infância por causa dessa música. Toca a resgatar os nossos namoros e boas lembranças que marcaram a nossa vida. Mas alguém sabe por onde anda a Fofa e o que ela faz? Será que ainda canta? 

    15 – Master Jake

    Cantor angolano membro da Dj Nation, que com um toque cabo verdiano trouxe para o nosso hall musical muitas tarraxinhas bem cantadas e dançadas por muitos. Exemplo disso foram as musicas “Bwe Sexy”, “Vem viajar”, que foram banda sonora de muitos casais, e muitos casamentos.

     

     

    16 – Proletário

    Proletário um grande cantor, bastante carismático e conhecido pela sua voz, tem como música mais famosa “Sanguinguenga” que todos dos anos 80 conhecem-na muito bem. Após alguns anos de ausência voltou com uma música que tocou bastante também e foi um dueto com o Yuri da Cunha “As Kizombas”. Com certeza todos os angolanos já dançaram ao som dessa música.

     

     

    Bem esses são alguns dos cantores que por motivos pessoais ou de outra ordem, se encontram afastados do mundo da música, mas que gostamos muito e estamos com saudades. E gostaríamos de ver de volta, pois muito sofreram para marcar o nosso hall musical e cultural. Aqui vão mais alguns outros que estão presente nas nossas memórias e repertório musical: Raul Negro, Versáteis, Angelo Boss, Gaby Moy, Irmãos verdades, Euclides da Lomba, Rei Tánice, Flay.

     

     

     

     

     

    E ai concorda com a lista? Faltou alguém? Ou não devia constar alguém? Responda comentando com sua conta no Facebook

     

     

     



    Share this
    Tags

    A Bombar

    Há cinco anos no comando do programa Bem-Vindos, Nádia Silva fala sobre vontade de mudar para novos formatos em TV

    Por: Sérgio Flávio Uma presença constante na vida de muitos telespectadores, Nádia Silva concedeu, recentemente, uma entrevista ao Platinaline, onde abordou sobre as suas...

    BCI e ISHOP firmam parceria de cooperação bilateral

    O Banco de Comércio e Indústria(BCI) e a loja de produtos tecnológicos ISHOP firmaram uma parceria de cooperação, nesta Quarta-feira, 27 de Março,...

    Manuel Homem revela sua principal referência na vida

    O político angolano e Governador da província de Luanda, Manuel Homem, aquando da sua participação na segunda edição da “Imersão Danilo Castro”, na qual...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Visit arnan.me

    Mais como isto