- Publicidade -

More

    Dez candidatos participam do Festival da Canção de Luanda/2012

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    Dez concorrentes participam nessa sexta-feira do 15º Festival da Canção de Luanda, a acontecer no Cine Atlântico, e vão interpretar temas do músico angolanoAndré Mingas, falecido em 2011.

    O tema “Ser Mulher” será interpretado por Délio Guimaraes, “Esperança” pela Elmah, “Giminina” por Cidy, “Nudez” pela Isabel Simão, “Hino do Amor” por Venâncio, “Mufete” por Garibaldino Sinedima, “Coisas do Amor” pela Sara Derm, “Tons de Azul” por Toty Sa’med, “O que eu quero” por Nelson Fernando, e “Jisabu” pela Abiude N’Gola.

    Numa organização da Luanda Antena Comercial(LAC), o evento que ocorre no âmbito das celebrações dos 20 anos de emissão desta estação radiofónica vai homenagear desta forma André Mingas, um dos referenciados artistas do music hall nacional.

    O director artístico do festival, Paulo Costa, disse que os temas em referência são musicados pelo instrumentista Simmon Massini e uma banda criada por si para o efeito, na qual se inclui Hélio Cruz, Dalú Rogge, Nino Jazz, dois professores de música cubana e alguns jovens com qualidade musical aceitável.

    “Os candidatos concorrem para o Prémio de Melhor Voz (equivalente em kwanzas a dez mil dólares), Lac-Unitel(equivalente em kwanzas igualmente a dez mil dólares) e o Grande Prémio da Canção (equivalente em kwanzas a dez mil dólares)”, indicou.

    Esclareceu que o prémio Lac-Unitel é dado na base de uma votação por telefone e por mensagem.

    Depois dos dez concorrentes e como é princípio da LAC privilegiar sempre a canção, disse que haverá um musical que vai ser encenado, dançado e cantado pelo Ballet Tradicional Kilandukilu, com o argumento de Miguel Hurtz.

    Para terminar o evento, Paulo Costa fez saber que entra em palco a convidada especial, a cantora brasileira Maria Gadú, uma jovem na idade mais muito grande em termos musicais hoje mundialmente.

    “Maria Gadú neste momento é das artistas brasileiras com maior projecçãointernacional e esta será a primeira vez que vem em África, pelo que é um privilégio para nós angolanos podermos receber esta cantora”, asseverou.

    Como normalmente no Festival a LAC junta um tema para ser comentado, fez saber que este ano as artes angolanas vão merecer um espaço, razão pela qual, logo a entra do cine, estarão dispostos ao público, com as suas criações, pintor, escultor, artesão e poeta, designadamente Sabby, Etona, Casaca e kanguimbo Ananás que traz percussão e declamação de poesia.

    No dia 25 deste mês a LAC celebra os seus 20 anos de emissão.

    Share this
    Tags

    A Bombar

    4ª edição dos “Prémios Tigra Nova Garra” reconhece 28 profissionais em diferentes áreas de actuação

    Os Prémios “Tigra Nova Garra” já fazem parte da agenda dos grandes eventos anuais que reconhecem talento, criatividade, esforço e compromisso social dos jovens...

    “Delero King cobra Taxa de 1 Milhão de Kz por Participação Musical”

    Na terça-feira, (23), teve lugar em Luanda a conferência de imprensa para anunciar os vencedores da 4ª edição dos “Prémios Tigra Nova Garra”, uma...

    Miguel Neto declara que denominação “música folclórica” é pejorativa para Angola e defende o termo “tradicional”

    O jornalista angolano Miguel Neto declarou, nesta Segunda-feira (22), durante a rubrica "Momento Cultural" do programa A Tarde é Nossa da TV Zimbo, que...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto