- Publicidade -

Visit arnan.me
More

    Dia Mundial do Controlador de Tráfego Aéreo

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    Comemora-se esta terça-feira [20.10.2020], o Dia Internacional do Controlador de Tráfego Aéreo, data instituída em 1960, para homenagear o profissional responsável pela gestão, organização e monitoramento do tráfego de aeronaves no espaço aéreo, a fim de prevenir colisões.

    O Dia Internacional do Controlador de Tráfego Aéreo é comemorado, todos os anos, a 20 de Outubro desde que foi realizado, na Grécia, em 1960, o primeiro encontro mundial dos controladores de voo. Neste mesmo dia foi criada a Federação Internacional de Controladores do Tráfego Aéreo.

    Desde então, este dia tem sido de demonstração de respeito e homenagem aos profissionais, em reconhecimento dos serviços prestados em prol da actividade aérea.

    O controlador de tráfego aéreo, que geralmente permanece nas chamadas torres de controlo, tem como função emitir autorizações de decolagem e aterragem aos pilotos de modo rápido, ordenado e seguro, e dar suporte, em caso de problema no voo.

    É uma profissão bastante exigente, com um nível de responsabilidade muito elevado, requerendo uma selecção e a preparação rigorosa dos profissionais, pois uma falha ou distracção pode significar a perda simultânea de centenas de vidas humanas.

    No exercício das funções, o controlador assume literalmente a navegação da aeronave, transmitindo instruções de velocidade, proa e altitudes a serem observadas pelo piloto, com o objectivo de evitar acidentes por colisões entre aviões ou entre aeronaves e outros obstáculos.

    Segundo especialistas, além da segurança dos passageiros e tripulantes, a actuação do controlador, deve significar economia para as companhias aéreas e para a aviação geral (civil e militar). Actualmente, uma crise no sector aéreo pode afectar a vida política, comercial e social de um país.

    Em Angola, a história da aviação civil começou em 1918, com o sobrevoo de dois aviões em parte do território. Até Outubro de 2019, a actividade era exercida por 111 profissionais, no país.

    Recentemente, o presidente da Associação Angolana dos Controladores de Tráfego Aéreo (AACTA), Nuno Kakumba Francisco salientou que os “profissionais da classe enfrentam inúmeras dificuldades no exercício da profissão, por causa da falta de refrescamento regular, aliada a péssimas condições de trabalho”.

    “Apesar de o espaço aéreo nacional ser seguro para a aviação com aeronaves de pequeno e de grande porte, temos que perceber que o factor crítico de sucesso para a prestação do serviço de controlo de tráfego são as comunicações VHF e VHFER nos órgãos de controlo”, alertou.

    Numa altura em que se apela a reestruturação do espaço aéreo nacional e divisão em sub-regiões de informação de voo, mediante o realinhamento e implementação de novas rotas, o presidente da AACTA defende que a medida deve ser ajustada à demanda do tráfego, com vista a rentabilizar o serviço e evitar-se custos operacionais desnecessários.

    Proclamada a 14 de Dezembro de 1991, a AACTA conta com 120 membros filiados e tem por objectivo promover o desenvolvimento e a sustentabilidade no plano de segurança da navegação aérea, defender e representar os interesses dos seus associados, bem como estreitar laços de solidariedade entre controladores nacionais e estrangeiros

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Casal presidencial passeia pelas dunas do Parque Nacional do Iona

         O Presidente da República andou de moto nas dunas do Parque Nacional do Iona. Um momento de descontracção com o qual lançou um...

    TAAG põe fim a acordo com Hi-Fly e volta a assegurar na totalidade voos Luanda-Lisboa

    No seguimento do plano de manutenção e recuperação da frota e, no sentido de responder melhor às necessidades do mercado e a estratégia de...

    Hildebrando de Melo na 15º Bienal de Havana em Cuba

    A 15ª Bienal de Havana, que ocorrerá de 15 de novembro de 2024 a 28 de fevereiro de 2025, contará com a presença do...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Visit arnan.me

    Mais como isto