- Publicidade -

More

    Dia Nacional do Médico

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    Angola assinala, nesta terça-feira (26), o Dia Nacional do Médico, numa altura em que se multiplicam os desafios dos profissionais da classe, particularmente na questão do combate à Covid-19.

    Por: Vissolela Cunha/angop

    Entre os grandes desafios destes técnicos figuram a insuficiência de quadros, falta de condições de trabalho, escassez de medicamentos e a inexistência de boa relação entre pacientes e médicos.

    Estes são, em concreto, na actualidade, os principais pontos negativos do Sistema Nacional de Saúde Pública, que obstaculizam, consequentemente, o tão propalado atendimento humanizado.

    Dados oficiais apontam para a necessidade de cerca de 28 mil médicos, para atingir-se o rácio recomendado pela Organização Mundial da Saúde (um médico para mil habitantes), sendo que o país conta, actualmente, com apenas oito mil.

    Os dados indicam ainda que no âmbito dos concursos públicos realizados em 2018 e 2019, pelo Governo angolano, foram enquadrados dois mil e 945 médicos, num total de 26 mil e 90 profissionais de saúde.

    A rede sanitária nacional conta hoje com cerca de 100 mil profissionais, para servirem mais de 30 milhões de habitantes.

    A propósito da humanização dos serviços de saúde, o director do Hospital Geral dos Cajueiros, Armando João, afirmou à ANGOP que isso engloba o bem servir, sentir a dor do próximo, empatia, disponibilidade dos meios para um melhor atendimento, educação do profissional de saúde e os factores relacionados com o ambiente.

    Para o profissional de saúde, o sistema de saúde nacional ainda está longe de ter o verdadeiro sentido de humanização, por causa das várias insuficiências.

    Segundo o médico, as reclamações constantes dos utentes derivam, essencialmente, do tempo de espera no primeiro atendimento e depois nos exames.

    “Este tempo de espera deriva de uma demanda extremamente grande, de pelo menos 650 pacientes na urgência, e muitas das vezes o corpo clínico para atender essa demanda é insuficiente”, asseverou.

    Explicou que face à pandemia da Covid-19, o grande desafio foi capacitar os profissionais de saúde e demais funcionais, incluindo segurança, vigilantes, catalogadores, para que, de forma adequada, abordem, tratem e encaminhem os pacientes com segurança.

    “Com a pandemia, os profissionais de saúde estão na linha da frente em um esforço diário para conter a propagação da Covid-19 e para cuidar das pessoas doentes, enquanto colocam a sua própria saúde em risco e, consequentemente, por meio deles proporcionam um melhor serviço à população”, disse.

    Aumento da oferta sanitária

    Apesar de o país estar mergulhado numa crise financeira desde 2014, agravada pelo surgimento da Covid-19, o Executivo tem, também, centrado a sua atenção na melhoria e aumento da oferta dos serviços sanitários, com a construção e reabilitação de diversas infra-estruturas, bem como a instalação de modernos equipamentos.

    Com vista a prestar serviços de qualidade e humanizados, o Executivo ergueu hospitais, postos e centros de saúde em Luanda, Lunda Sul, Bié, Uíge, Moxico, entre outros.

    O destaque recai para o Hospital Ngola-Kimbanda, Hospital Dr. Walter Strangway, Hospital Geral e da Maternidade da Lunda Sul, o Centro de Hemodiálise Sol, os hospitais municipais de Maquela do Zombo e do Quimbele, o Centro de Saúde da Quilemba e 8 Centros Ortopédicos de Medicina e Reabilitação Física, de um universo de 11 previstos.

    Em curso estão obras de construção e apetrechamento do Hospital Geral de Cabinda, o Hospital Sanatório de Luanda, o Hospital Materno-Infantil da Camama, em Luanda, o Instituto Hematológico Pediátrico de Angola e o Instituto de Medicina Forense, vulgo morgue de Luanda.

    O Serviço Nacional de Saúde é constituído por perto de duas mil unidades, das quais se destacam oito hospitais centrais, 32 hospitais provinciais ou gerais, 228 hospitais municipais e centros de saúde e 1.453 postos de saúde.

    Share this
    Tags

    A Bombar

    ENSA Celebra 46 Anos com campanha multiprodutos na FILDA: proteção inclusiva e sorteio de Viatura Zero Km

    Alusivo aos seus 46 anos, a ENSA apresentou na FILDA a "Campanha Multiprodutos" com três soluções de seguros selecionados para oferecer proteção inclusiva e...

    Prémios Nova Geração Homenageiam Jovens pela Excelência na 4ª Edição

    Por: Lindeza Admizalda Na quinta-feira (25), ocorreu a 4ª edição da gala de premiação "Nova Geração", um evento que celebra as realizações de jovens destacados...

    Enzo o Servo e Leida Kutxi dão boas-vindas à terceira filha do casal

    A alegria e gratidão são evidentes em Rodrigo Afonso, mais conhecido como Enzo o Servo, e na juíza Leida Kutxi com a chegada da...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto