- Publicidade -

More

    Distinguido criador do dicionário virtual de línguas nacionais

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    O criador do software com o dicionário virtual, que traduz as línguas nacionais kimbundo, kikongo e umbundo, para português e vice-versa, Adilson da Costa, foi galardoado (terça-feira), em Luanda, na Gala de premiação “Angola 35 Graus, organizada pela Semba Comunicações.

    Com essa criação, Adilson da Costa já arrebatou uma medalha de ouro na Feira Internacional de Ideias, Invenções e Novos Produtos, realizada na Alemanha.

    O referido software foi desenvolvido para facilitar a comunicação entre as pessoas falantes dessas línguas nacionais, assim como ajudar a melhorar a integração dos cidadãos das zonas rurais nos diferentes serviços, cujos programas, geralmente, são escritos em português.

    A cerimónia contou com a presença do vice-presidente da República, Fernando da Piedade Dias dos Santos, dos ministros da Comunicação Social, Carolina Cerqueira, Juventude e Desporto, Gonçalves Muandumba, e da Cultura, Rosa Cruz e Silva.

    Assistiram ainda o evento o arcebispo emérito de Luanda, cardeal dom Alexandre do Nascimento, políticos, deputados, académicos, diplomatas, entre outras personalidades.

     

    Platina Line/Angop 

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Divisão de Luanda dará surgimento a uma região Litoral

    A província de Luanda poderá ser dividida em uma região Litoral, com a excepção de Cacuaco, e uma outra que vai comportar os municípios...

    Angola paga USD 176 milhões da sua dívida com FMI

    Cerca de 176 milhões de dólares norte-americanos é o valor que o Governo angolano já pagou ao Fundo Monetário Internacional (FMI) desde 2021 até...

    Feira da saúde Pumangol apoia gratuitamente população carenciada

    No distrito urbano do Benfica Luanda, 21 de Junho de 2024 – A Pumangol arrancou hoje com a Feira de Saúde Anual, que decorre de...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto