Entregues diplomas aos vencedores do Prémio de Cultura e Artes

0
77

Os vencedores do Prémio Nacional de Cultura e Artes, edição de 2021, receberam, terça-feira (7), do ministro de Estado e Chefe da Casa Civil, Adão de Almeida, os referidos diplomas.

Adão de Almeida e Filipe Zau, ministro da Cultura, Turismo e Ambiente, felicitaram os premiados e pediram que continuassem a trabalhar em prol do engrandecimento da cultura nacional. Uma das vencedoras, Alda Lara, do projecto Benguela Street Dance, disse ser um reconhecimento pelo trabalho de inclusão social que têm feito ao longo dos anos.

A gala de entrega dos prémios foi marcada por momentos musicais. Anabela Aya e Dodó Miranda fizeram a abertura com propostas assentes no Afrojazz. A primeira, partilhou o palco com os guitarristas Mário Gomes e Carlos Praia, e o segundo com o pianista Roland. Animaram ainda o evento os artistas Glória da Lu -levando uma mensagem evangélica – e Lulas da Paixão, trazendo a música de matriz angolana. Foram acompanhados pela Banda Movimento, que também enveredaram por ritmos mais nacionais.

Para a edição de 2021 do Prémio Nacional de Cultura e Artes, o corpo de jurados, presidido pelo sociólogo Octávio Serra Van-Dúnem, distinguiu Filipe Mukenga (na categoria de música), Amélia Da Lomba (literatura), Ana Silva (artes visuais e plásticas), Rogério de Carvalho (teatro), Projecto “Benguela Street Dance”, dirigido pela coreógrafa Alda Lara (dança), Afon-so Salgado Costa (cinema e audiovisuais) e Associação Tchiweka de Documentação (investigação em Ciências Humanas e
Sociais).

O Prémio Nacional de Cultura e Artes é o maior reconhecimento do Estado pelo trabalho desenvolvido pelos artistas angolanos nas suas mais variadas formas de ex-pressão artística.

O galardão visa incentivar a criação artística e cultural, bem como a investigação científica no domínio das ciências humanas e sociais

Referências das artes e cultura nacional como Óscar Ribas, Viteix, Zé Keno, Rui Duarte de Carvalho, Boaventura Cardoso, Ngola Ritmos, Pepetela, Bonga, Waldemar Bastos, Óscar Gil, António Ole, Jorge Macedo, Maria João Ganga, Nguxi dos Santos, Carlos Lamartine, dentre outros, fazem parte da lista de vencedores do Prémio Nacional de Cultura e Artes.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments