Estudantes de 16 anos levam Sistema de Rega e Secagem de Produtos via bluetooth com detector de solo fértil para o ANGOTIC 2018

0
386

Por: Stella Cortêz

Fotos: Edueni António

Com o objectivo de facilitar os agricultores no processo de tratamento dos produtos agrícolas, Pedro Paris e António Luvumbo, estudantes de 16 anos, da 12.ª classe, levaram para exposição de tecnologia de informação e comunicação “ANGOTIC 2018” o Sistema de Rega e de Secagem de Produtos Via Bluetooth, com Detector de Solo Fértil.

António Luvumbo explicou que a decisão de criarem um projecto virado para a agricultura consiste na dificuldade que as pessoas tinham em controlar o nível de humidade no solo. O projecto tem como principal objectivo activar automaticamente o sistema de rega e, de seguida, uma mensagem é enviada ao responsável da área de cultivo para informar que o sistema regou numa determinada área.

angotics22018b-16

“O sistema também controla o nível de água gasta e o processo de secagem de produtos, tais como bombó, café e peixe. O protótipo dispõe ainda de um telemóvel sem saldo (intercomunicador), que facilita a comunicação entre os camponeses, e foi criada uma estação emissora no campo de cultivo,” disse o inventor.

Para além do sistema de rega e secagem dos produtos, o projecto apresenta uma zona ecológica que serve de produção de energia limpa a partir de frutas como ginguenga, limão, laranja e tangerina. “Nós sabemos que algumas frutas apresentam um nível elevado de acidez, então, aproveitámos esta acidez para fazermos gerar corrente. Utilizámos o prego, que é feito de zinco, como a parte negativa e a moeda, que é feita de cobre, como a parte positiva, e ligámos às frutas,” explicaram.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui