- Publicidade -

More

    Fãs e artistas relembram carreira de Aaliyah 10 anos após sua morte

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

     

    Já se passou uma década. Há 10 anos, o mundo da música perdia uma das suas filhas mais expressivas. Aaliyah, que tinha 22 anos, faleceu no dia 25 de agosto de 2001 quando retornava da gravação do videoclipe de “Rock The Boat” nas Bahamas. O avião, que estava a cantora e toda a sua equipe, caiu por excesso de peso. Ninguém sobreviveu.

    Quem acompanha o mundo pop há pouco tempo pode não ter ideia da importância de Aaliyah para a black music norte-americana, mas a talentosa cantora trilhou seu caminho ao estrelado logo em seu primeiro single. “Back and Forth”, primeira música de trabalho do seu álbum de estreia, “Age Ain’t Nothing But a Number”, chegou ao topo da Billboard dois meses após o seu lançamento.

    Aaliyah Dana Haughton nasceu no dia 16 de janeiro de 1979, em Nova Iorque. Em seus 11 anos de carreira, a cantora conquistou quatro primeiros lugares e colocou 12 faixas entre as dez principais músicas da Mainstream R&B/Hip-Hop Radio Airplay da Billboard. Os números podem parecer nada aos comparados com o atual mercado, mas há 10 anos não possuíamos o iTunes e internet em praticamente toda casa de classe média/média-alta no mundo. Em 2009, Aaliyah foi citada pela Billboard entre os 100 artistas mais importantes da década (nº 70).

    Se nos Estados Unidos Aaliyah era conhecida pelas músicas “If Your Girl Only Knew”“4 Page Letter”, o mundo só teve conhecimento do talento da morena em 1998 com a faixa“Are You That Somebody?”. A música foi uma das primeiras com a produção de Timbaland e está presente na trilha sonora do primeiro filme do “Dr. Dolittle”.

     

    Foi através do trabalho ao lado de Aaliyah que Timbaland e Missy Elliott ganharam projeção mundial. Os dois produtores chegaram a elaborar músicas no início da década de 90 para artistas como Jodeci, SWV e 702, mas foi com Aaliyah que seus nomes chegaram à lista dos mais solicitados da black music norte-americana.

    Quando o avião particular caiu nas Bahamas há 10 anos, Aaliyah começava a se avanturar também nos cinemas. A cantora havia acabado de lançar “Romeo Must Die” (2000), já havia gravado “Queen Of The Dammed” (lançado apenas em 2002) e aceitado papel em “Matrix Reloaded” (personagem que foi dado à Nona Gaye, filha do lendário Marvin Gaye após a morte da cantora).

     

     

     

    “Sua influência na música é ainda relevante. Ela inspirou artistas como Drake e Beyoncé. Ciara tem a presença de palco e estilo inspirados na cantora”, afirma a BBC no dia hoje. Dez anos depois, Aaliyah ainda continua no jogo para o amigo e rapper DMX. “Metade dessas garotas não estaria aqui se não fosse por ela”, disse a Billboard.

    Share this
    Tags

    A Bombar

    ENSA Celebra 46 Anos com campanha multiprodutos na FILDA: proteção inclusiva e sorteio de Viatura Zero Km

    Alusivo aos seus 46 anos, a ENSA apresentou na FILDA a "Campanha Multiprodutos" com três soluções de seguros selecionados para oferecer proteção inclusiva e...

    Prémios Nova Geração Homenageiam Jovens pela Excelência na 4ª Edição

    Por: Lindeza Admizalda Na quinta-feira (25), ocorreu a 4ª edição da gala de premiação "Nova Geração", um evento que celebra as realizações de jovens destacados...

    Enzo o Servo e Leida Kutxi dão boas-vindas à terceira filha do casal

    A alegria e gratidão são evidentes em Rodrigo Afonso, mais conhecido como Enzo o Servo, e na juíza Leida Kutxi com a chegada da...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto