Filda e Arte 2021

0
108

A 36ª Edição da Feira Internacional de Luanda (FILDA) regressa a 30 de Novembro, com mais de 300 expositores, privilegiando o sector tecnológico, suporte do desenvolvimento do agronegócio e da indústria, após suspensão, em 2020, devido à Covid-19. O evento vai decorrer até ao dia 4 de Dezembro, na Zona Económica Especial (ZEE) Luanda-Bengo, com a participação de empresas nacionais e estrangeiras, provenientes, dentre outros países, da África do Sul, Alemanha, Argentina, China, Eritreia, França, Índia, Itália, Turquia, do Egipto, Japão, Líbano, dos Estados Unidos da América e de Portugal.

Este ano o Presidente do Conselho de Administração do Grupo Eventos Arena organizador da FILDA, Bruno Albernaz, convidou a galeria de arte ´ELA-Espaço Luanda Arte´, situada na baixa de Luanda, a estar presente na FILDA. O ELA irá apresentar 4 esculturas de arte monumental, bem como um filme audiovisual e duas performances artísticas diárias (às 11:30 e às 17:00) por parte do Artista Angolano Jone Ferreira num projecto inovador de nome ´Nzumbi Ya Nzambi´ que traduz para ´Espíritos Divinos´ e que se apresenta como um preludio para uma trilogia de filme, fotografia e objectos que o Artista irá apresentar em 2022. Na FILDA será exemplificada como lixo e resíduos metálicos podem ser transformados em autênticas obras de arte.

Como refere o produtor-curador-galerista Dominick Maia Tanner: “…o Artista Jone Ferreira convive diariamente com as esculturas que cria no seu atelier ao ar livre – objectos aí residentes em vias de quase continua transformação. Ele manuseia a chapa reciclada com sentido prático. Sabe, porém, que o que ali acontece no atelier é algo extraordinário e que as suas acções estão imbuídas de um poder criador, algo superior. Transformação ao mais alto nível”.

Convidamos o vosso órgão de informação a estar presente na FILDA entre 30 de Novembro e 4 de Dezembro e a entrevistar o Artista Angolano Jone Ferreira para a cobertura integral desta participação especial na FILDA. Para o efeito, juntamos a biografia do Artista e imagens em anexo.

Acrescentamos que esta participação do ELA e do Jone Ferreira só é possível pelo apoio especial da Fabrimetal, uma empresa privada com sede no Pólo Industrial de Viana, Angola. Constituída em 2006, a Fabrimetal é um fabricante líder de varões tratamento termo-mecânico, varões de aço reforçado de elevada qualidade, utilizados na construção civil, residencial, comercial e industrial. O Compromisso da Fabrimetal com Angola é de Aço. A partir da FILDA, esse compromisso estende-se à Arte Angolana.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments