- Publicidade -

More

    Filipe Zau destaca em livro a dedicação e generosidade do médico-escritor Carlos Mariano Manuel

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    Livro sobre a história de Angola  

    O ministro da Cultura, Turismo e Ambiente, Filipe Zau, destacou o bom trabalho sobre a história de Angola que durante muitos anos, Carlos Mariano Manuel, soube levar a cabo com a máxima dedicação e generosidade.

     

    Ao intervir, sexta-feira, no Museu de História Militar, durante o lançamento do livro, de três volumes, com o título “Angola: Desde antes da sua Criação pelos portugueses até o êxodo destes por nossa Criação”, Filipe Zau, felicitou o médico Carlos Mariano Manuel, considerando-o distinto investigador social.

     

    Para o ministro, a memória de um povo é uma manifestação com sentido de pertença e solidariedade, para que, no âmbito do exercício pleno da nossa cidadania, as gerações vivas e as gerações vindouras possam ter um sentido comum de identidade colectiva.

     

    Em Angola, disse, por exemplo, hoje, as vertentes de identidade estão relacionadas com as raízes de uma mesma pertença cultural de origem bantu, o resultado de um contacto histórico de meio milénio com os portugueses, factores ideológicos provocados pela reivindicação nativista e pro-nacionalista que, entre outros, estão na génese do nacionalismo moderno angolano.

     

    Filipe Zau felicitou, igualmente, a Alende Edições (Angola), através do seu editor, João Ricardo, pela aposta na qualidade da publicação dos três tomos da obra de Carlos Mariano Manuel, bem como outras publicações de autores angolanos, estreitando o espírito da angolanidade.

     

    “Angola: Desde antes da sua Criação pelos portugueses até ao êxodo destes por nossa Criação” é uma obra com mais de duas mil páginas, onde o autor retrata a história de Angola e a quem diz no prefácio querer homenagear o pai e a mãe e ainda o primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto.

     

    Luís Paulo

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Higino Carneiro Fala Para Adolescentes Sobre o Processo de Paz em Angola

    Em uma iniciativa de orientação para a nova geração de angolanos sobre a história do país, o General Higino Carneiro participou, nesta quinta-feira, 18,...

    Erica Chissapa aconselha nova geração de atores a serem insaciáveis na busca de conhecimento: “O ator não é um ser básico”

    A multifacetada Erica Chissapa ofereceu conselhos aos jovens da nova geração que estão entrando no cenário cinematográfico, incentivando-os a serem profissionais que buscam conhecimento...

    Lurdes Miranda e produtor francês unem-se em estúdio para criar hit internacional: “Deus já abençoou”

    Por: Liliana Victor Após uma tour pela América do Sul, onde passou pela terra do samba, Brasil, a influenciadora digital e cantora Lurdes Miranda teve...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto