- Publicidade -

More

    Filme “Kwando” da National Geographic estreia em Angola a 10 de Maio

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    Uma Selecção Oficial nos Festivais Internacionais de Cinema da Riviera e Friburgo,

    ‘Kwando’ transmite a urgência de proteger a bacia do Okavango O filme “Kwando” do Projecto de Vida Selvagem do Okavango da NationalbGeographic(NGOWP) vai estrear-se num evento presencial no dia 10 de Maio, no Arquivo Nacional de Angola em Luanda, Angola.

    Dirigido pela cineasta nomeada para o Emmy, Kaya Ensor, “Kwando” é a continuação do filme premiado do NGOWP em 2018, “Into the Okavango”. O filme em língua portuguesa oferece um olhar oportuno sobre a importância de proteger as cabeceiras angolanas do Delta do Okavango uma das últimas áreas selvagens restantes do mundo.

    “Kwando” segue Elias Ngunga, um jovem pescador angolano que se junta à equipa doNGOWP numa expedição pelo rio Kwando. O lado angolano do Cubango-Okavango já foi um dos maiores santuários da vida selvagem em África, antes de uma guerra civil de quase três décadas. Devido às minas terrestres deixadas pela guerra, grande parte tinha sido inexplorada antes de 2015. À medida que a equipa navega na frágil paisagem e descobre novos conhecimentos científicos, Elias chega a um acordo com o seu passado como soldado-criança e ganha esperança para o futuro ambiental da sua pátria.

    “Para proteger o Delta do Okavango – a sua vida selvagem, o seu povo e as suas culturasa antigas – temos de começar pelos seus rios de origem em Angola. É uma honra partilhar esta história exclusivamente angolana com as comunidades locais e o mundo”, disse Kerllen Costa, director do Projecto para Angola. “A pesquisa da nossa equipa de expedição mostrou que estes ecossistemas são saudáveis e cheios de biodiversidade, e a narrativa visionária de Kaya Ensor dá vida a isso. ‘Kwando’ é também uma história de engenho humano e orgulho cultural, e esperamos que os espectadores se inspirem na determinação de Elias em preservar este paraíso natural em Angola.”

    Além de exibido em Angola, ‘Kwando’ foi nomeado uma selecção oficial para o Festival Internacional de Cinema da Riviera na Itália, e será exibido perante uma audiência internacional nos dias 12 e 13 de Maio. ‘Kwando’ também foi seleccionado para o Festival Internacional de Cinema de Friburgo na Suíça.

    ‘Kwando’faz parte da maior iniciativa de conservação do NGOWP, em parceria com a Wild Bird

    Trust, para garantir uma protecção permanente para a grande Bacia do Cubango-Okavango

    através da recolha regular de dados científicos, narrativa e envolvimento das comunidades.

    Informação Adicional

    Desde 2015, o Projecto de Vida Selvagem do Okavango da National Geographic(NGOWP) tem

    vindo a pesquisar e recolher dados científicos sobre o sistema hídrico do Cubango-Okavango e

    a trabalhar com as comunidades locais; organizações não governamentais; e os governos de

    Angola, Namíbia e Botsuana para garantir uma protecção permanente e sustentável para a

    grande bacia do rio Cubango-Okavango.

    Durante este evento, a National Geographic Society assinará acordos de difusão do filme

    “Kwando” com a TAAG – Linhas Aéreas de Angola e a TPA – Televisão Pública de Angola.

    Esta actividade insere-se no plano de acção do Protocolo de Cooperação assinado em 2018 entre a National Geographic Society e os antigos Ministérios do Turismo e do Ambiente.

    Este Protocolo reconhece o NGOWP como um importante projecto para preservar, proteger e manter a integridade biológica e ecológica da área da Torre de Água do Cubango-Okavango.

     

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Henrique Sungo e Filipe Anjos apresentam o seu novo projeto documental intitulado “Aspiracionalismo”.

    Depois de estrear na cidade de Londres, agora é a vez da cidade da Kianda receber a Santano Produções, uma produtora audiovisual do angolano...

    Fábio Hustle admite que namoraria com Malune e revela em Live que teve 14 ex-namoradas

    Por: Helder Lourenço Na noite desta quinta-feira (18), durante uma animada Live no TikTok com a participação de 3-Fine, Elisandra Elly e outros influenciadores, o...

    Conheça Legoo, única plataforma nacional de venda de ingressos que transfere dinheiro dos promotores em 24 horas

    Criar um evento e ver o seu rendimento nunca foi tão fácil, e por esta razão, a “Legoo”, plataforma angolana lançada hoje (18) no...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto