- Publicidade -

More

    Fotógrafo Délio Jasse sobrepõe imagem e memória na exposição “Olhar do Outro”

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    O diálogo visual entre a memória e fotografia de Délio Jasse interpreta, em “Olhar do Outro”, a tensão permanente entre o nosso passado colonial e a actualidade na exposição que aconteceu no passado dia 14 de Julho, na Jahmek Contemporay Art, o fotógrafo e arquivista angolano mostra como papéis e imagens antigas têm ainda tanto a dizer sobre nós.

    “Olhar do Outro”, a exposição recém-inaugurada dá continuidade ao trabalho de resgate e sobreposição gráfica e simbólica de Délio Jasse. Nesta mostra, o artista nascido em Luanda, em 1980, tomou de novo nas mãos fotografias, postais, documentos oficiais, telegramas e selos impressos em tecido, tela e cartão e despenteou-os com técnicas de impressão experimentais para nos pôr a pensar.

    “Esta é a minha história da mentira que nos é contada”, declara o artista, que tenta desvendar, para além do cariz político inerente ao material exposto, de que forma a relação da sociedade angolana com a auto-imagem evoluiu desde então, em termos de transparência, produção e reflexão”, descreve Gisela Casimiro no texto de apresentação de “Olhar do Outro”.

    A imagem e a memória de sociedades africanas coloniais, como Angola ou Moçambique, são o ponto de partida de grande parte do trabalho de Délio Jasse. O artista, que vive há vários anos entre Lisboa e Milão, usa arquivos fotográficos da época colonial (próprios, doados ou que vai encontrando nas suas andanças) e transforma-os, mostrando as contradições desses mundos com os quais ainda vivemos lado-a-lado em muitos sentidos.

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Protteja Seguros aposta em parcerias sustentáveis

    PROTTEJA SEGUROS comunica a todos os seus clientes e parceiros a expansão do seu nível de coberturas em Angola e além-fronteiras (Portugal, África do...

    Africell lança campanha de diversificação de agentes com foco na criação de novos negócios:

    | A Africell está a abrir as suas portas para que empresas e particulares se tornem Agentes de Recargas Electrónicas (EVC) da Africell numa...

    ZAP proporciona momento mágico a mais de 170 crianças de lares Vidas ZAP com o grande “Show do Panda E Os Caricas”.

    Luanda, 11 de Junho de 2024 – No dia 7 de Junho, a ZAP reuniu mais de 150 crianças, na acção Vidas ZAP "Show...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto