- Publicidade -

More

    Gabriel Tchiema vence prémio nacional de cultura e artes em música

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    Com a obra “Mungole”, o músico Gabriel Tchiema venceu o Prémio Nacional de Cultura e Artes 2014, na categoria de música, anunciou nesta quarta-feira, em Luanda, o júri do prémio.

    Segundo o relatório final do júri, apresentado pelo porta-voz, António Fonseca, a obra narra o nível de investigação e cuidados na elaboração artística e cultural da música e integra elementos pedagógicos da tradição oral, centrados na cultura Cokwe, mesmo que por vezes com recurso ao de outras comunidades sócio-culturais angolanas.

    A obra expressa um trabalho de resgate de ritmos tradicionais da região do Leste do país que, trazendo uma roupagem técnico-musical a emblemáticas canções, com fulgor e indelével marca na interpretação, vem brindar a todos com níveis de excelência que se percebem nas canções que integram a obra e demonstram habilidades na execução instrumental, personalizando-a com a sua magnífica voz, transmitindo íntimas e expressivas emoções.

    Nas demais categorias foram distinguidos, em Artes Plásticas, João Mabuaka, Companhia Enigma Teatro, em Teatro, Albino Carlos, em Literatura, enquanto o Grupo de Dança Tradicional Katyavala do Bailundo, ganhou na disciplina de Dança.

    Gabriel_Tchiema_2.jpgGabriel_Tchiema_4.jpg

    No Cinema e Audiovisual foi atribuído a Asdrúbel Rebelo da Silva pelo conjunto da sua obra, produzida de que se ressaltam Levanta, Voa e Vamos, Escrever a Vida e a Série Valeu, e na categoria de e Investigação em Ciências Humanas e Sociais o prémio coube ao Centro de Estudos do Deserto (CEDO).

    O prémio constitui uma homenagem e incentivo ao génio criador e inventivo dos angolanos, tendo por fim perpetuar nos cidadãos nacionais ideias tendentes à compreensão das múltiplas formas da criação artística, diversidade das manifestações linguísticas e culturais do povo e da unidade do Estado angolano.

    Nascido no município do Dala, província da Lunda Sul, em 1966, Gabriel Tchiema deu os primeiros passos no mundo da música angolana na província de Cabinda, onde, até 1990, cumpriu serviço militar. É co-fundador da Banda ASP, com a qual ganhou vários prémios nos festivais militares.

    Tem no mercado os discos “Nhena Nhi Nhami”, “Dona”, “Azulula” e “Mungole”.

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Total Energies Marketing Angola e BOB ECO inauguram primeiro Ponto de Carregamento de Bateria para Motas Eléctricas

    A TotalEnergies Marketing Angola e a BOB ECO inauguraram hoje, no posto de abastecimento TotalEnergies do Miramar, o primeiro ponto de carregamento de bateria...

    TPA e Dimond Films assinam acordo de estratégia para produção de conteúdos de ficção

    A Televisão Pública de Angola e a produtora Diamond Films assinaram na última quinta-feira, um protocolo estratégico para produção de conteúdos de ficção, que...

    Pedro Yaba leva “simbiose” em obras de arte e fotografias ao MIREMPET

    Por: Ernesto Jaime A forma incansável dos trabalhadores mineiros transformarem a pedra bruta em belas esculturas de mármores, o diamante bruto em refinadas jóias, petróleo...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto