No âmbito do dia da Mulher Africana, a assinalar-se a 31 de Julho, o artista plástico angolano Pedro Yaba inaugura a sua galeria e escola de artes no dia 30 do corrente mês, celebrada com uma exposição de quadros e instalação, denominada “InspiraÇões”, em homenagem à Mulher do continente berço.
A galeria e escola, que leva o seu nome, constituem a materialização do desejo de aproximar o seu trabalho do público nacional e a expansão das artes entre os angolanos por meio do ensino para pessoas de várias idades.
A escola deliberada da inauguração nesta circunstância reforça o facto de a maioria dos seus quadros retratar a Mulher nas mais diferentes formas como fonte de inspiração. Alguns dos trabalhos a serem apreciados na exposição fazem parte das mais conceituadas telas do pintor.
Pedro Yaba é um dos mais internacionais artistas plásticos do país. É membro da UNAP, com mérito reconhecido além-fronteiras. Foi representado pela Broadway Gallery de Nova Iorque, entre 2010 e 2011; participou do Top 60 Mestres da Arte Contemporânea Mundial; em 2014, em Miami, venceu o prémio Michelangelo; em 2015, em Roma, participou de inúmeras exposições individuais e colectivas pela Europa e Estados Unidos da América.
O artista foi ainda representado por várias galerias renomadas como Nina Torres Gallery, Packs Gallery, Vasa, e fez parte das maiores feiras de arte contemporânea, como River Art Fair e Basel.
Pedro Yaba organizou ainda a primeira exposição em 2012, em Angola, e desde então tem trabalhado em obras elaboradas por encomenda de coleccionadores nacionais e estrangeiros. A galeria e escola de artes estão no mesmo edifício, divididos em dois pisos, construídos de raíz, situado na via expressa, zona verde II, município de Belas.
A inauguração simultânea dos dois empreendimentos culturais será às 15h30 do dia 30 de Julho, e contará com as presenças de entidades ligadas ao sector da cultura e outras áreas sociais.