A galeria angolana Jamehk Contemporary Art venceu o “Prémio Opening”, na feira internacional de artes Arco Madrid 2021, que decorreu nos dias 7 a 11 de Julho e foi representada pelas artistas Sandra Poulson e Helena Uambembe.
Segundo a nota de imprensa enviada ao PLATINALINE, o prémio atribuído à galeria, Jamehk Contemporary Art, classifica a melhor Stand da feira.
A instalação da artista Sandra Poulson apresentou “Hope as a Praxis”, que investiga a utilização e simbologia das cadeiras de plástico conhecidas como “espera condições”, e reflete sobre as respostas ao objecto partido que é justaposto com outra cadeira partida. O projecto centra-se na prática da esperança contínua como um recurso essencial para a sobrevivência, num contexto sociocultural e histórico em que planear a longo prazo ainda é um desafio central.
O que não ficou de fora também foi a instalação da artista Helena Uambembe que apresentou “How to make mud cake” que significa “Como fazer um bolo de lama”, e demonstra como a migração forçada do 32º Batalhão de Angola para a África do Sul tem um impacto físico e espiritual na luta pela terra. A analogia é realizada com a era pós-colonial, as repercussões de uma Angola independente e a ideia de liberdade.
Importa salientar que a galeria de artes Jamehk Contemporary apresenta-se como uma plataforma que, através do seu programa de exposições, propõe-se promover o diálogo e o pensamento crítico em torno da expressão artística visual de Luanda.
Por: Arieth Silva