" Génios ignorados pela Pátria que os pariu ?! "

0
111

Num mundo dominado pela ganância, exibicionismo, bajulação e alguma mediocridade, há contudo um sem número de cidadãos cuja determinação, perseverança, inteligência, modéstia mas acima de tudo patriotismo os faz destacar-se entre milhões de compatriotas !

Em Angola particularmente há alguns casos do interesse nacional que ou não são devidamente valorizados e reconhecidos ou são simplesmente ignorados e postos de lado, o que infelizmente tem acontecido com certa frequência !

Tem havido todos os anos algumas galas com o propósito de valorizar e galardoar algumas figuras mais destacadas das várias formas de arte do panorama nacional mas é com profunda tristeza e pasmo que nomes como Dog Murras, Sarchel Necesio, Adriano Cross, Kool Klever, Miguel Lutonda, só para citar alguns, vivam constantemente no anonimato ou não são devidamente reconhecidos como outros outros génios o são, noutras partes do mundo !

Dog Murras, por exemplo, é um dos nomes mais importantes da música nacional com grande destaque no género Kuduro que o imortalizou nos anos 90 e que de há uns anos a esta parte tem feito um trabalho extraordinário de massificação e divulgação no Brasil em prol da música angolana, ganhando a aprovação e reconhecimento de monstros da música brasileira como Carlinhos Brown, Ivete Sangalo etc …

A grandiosidade do nome Dog Murras é mais do que enorme no Brasil, porque será que o mesmo não acontece em Angola ?!

A eloquência, diversidade e independência são as qualidades inequívocas deste génio angolano, porque razão não é reconhecido à altura da sua grandeza ?!

Outra figura que se tem destacado imperialmente nos últimos tempos é indubitávelmente Sarchel Necesio, o fundador e dono do site de entretenimento de maior destaque de Angola, Platina Line, que não só compete num mercado nacional mas internacional também mas acima de tudo ajudou a potenciar a música e a imagem dos cantores angolanos !

Este jovem talentoso que reside no Brasil mas que tem a alma e o cérebro um pouco por todo o lado.

Este jovem talentoso que reside no Brasil mas que tem a alma e o cérebro um pouco por todo o lado não foi sequer mencionado nas últimas galas decorridas em Angola, o que demostra a inaptidão e inabilidade de certos sectores em aceitarem, valorizarem e consagrarem as figuras que realmente engrandecem a Pátria Angolana !

Adriano Cross é uma figura mítica do mundo informático angolano, jovem e muito talentoso, é possuidor de um currículo invejável e é conhecido por vários artistas de renome angolano mas acima de tudo reconhecido internacionalmente o que é de espantar uma vez que em Angola não tem recebido o devido mérito !

Conhecido por Dino Cross, comecou a dominar o mundo informático ainda adolescente e já era requisitado por centenas de pessoas, com maior destaque para ” Os 35 ” um grupo muito famoso do Bairro Popular que imortalizados pelas grandiosas e inovativas festas de rua que realizavam, perpetuaram-no para um estatuto grandioso até hoje admirado por lendas do Rap como Phathar Mak, Yannick Afroman e Kool Klever !

Porque será que o país o ignora no reconhecimento nacional ?!

Quase nada há mais prá dizer, escrever ou admirar no que concerne à genialidade e monstruosidade lírica e musical de Kool Klever, apenas lamentar o facto de ser bastas vezes incompreendido e constantemente ignorado pelas entidades que premeiam as figuras de maior destaque do mundo da música nacional, essencialmente na categoria Rap !

Kool Klever é uma lenda, genial e bastante apreciado por todos os amantes de boa música ! O que falta para ser também apreciado e valorizado por quem de direito ?! Teremos de vergar-nos eternamente aos artistas americanos sempre que pisarem o nosso solo ?! Temos acompanhado durante décadas o surgimento, de grandes ícones do desporto mundial, as suas conquistas, o poder aquisitivo, a vida principesca que possuem mas acima de tudo a valorização condigna por parte dos seus países, muitos deles tornados autênticos heróis nacionais e consequentemente globais !

Miguel Lutonda é prá nós o equivalente ao que Michael Jordan é para os Estados Unidos ! A África tem-no como referência continental, um dos melhores de todos os tempos mas sinceramente o que tem Miguel Lutonda de palpável em Angola que nos faça vê-lo no nível dos ícones mundiais ?!

O que falta para que Angola o imortalize ?!

Porque serà que a Pátria ignora certos filhos que pariu ?!

By Joe D’Almeida
Londres 09/08/12 
Para a Platina Line

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui