Glaucoma é a principal causa de cegueira irreversível em todo o mundo

0
232

De acordo com a OMS, o glaucoma é a principal causa de cegueira irreversível em todo o mundo, segundo informou a médica oftalmologista, especialista em glaucoma clínico e cirúrgico, Ana Yamutenga, em entrevista ao Platinaline.

Convidada do programa Dia Alegre da PLATINA FM, na rubrica “Saúde Para o Povo”, explicou que o glaucoma é um conjunto de doenças que levam a perda irreversível da visão, sendo a raça negra a mais acometida. As causas são diversas, dentre elas a idade, a hereditariedade, algumas doenças crónicas como a diabetes e o uso de colírios(gotas) sem receita médica.

‘‘O Glaucoma é um conjunto de doenças que afectam tipicamente o nervo óptico, nervo óptico que tem uma conexão com o cérebro e, consequentemente, afectam a visão’’.

A especialista explicou ainda que existem vários tipos de glaucoma, sendo o ‘Glaucoma primário de ângulo aberto’, nome científico, o mais frequente na raça negra, afectando 80% da população e os sintomas só começam a surgir quando a doença atinge 50% da perda da visão.

Por. Eliane Cambiete

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui