O Google anunciou na segunda-feira (13) que triplicará o espaço de armazenamento gratuito do Google Drive, que irá de 5GB para 15GB. O tamanho disponível será divido entre o próprio Drive e os serviços de e-mail e fotos da rede social da gigante.
Anteriormente, cada serviço tinha seu próprio espaço de armazenamento: 10GB para o Gmail, e outros 5GB para o Drive e fotos do Google+. Mas, de acordo com o diretor de produtos da empresa, Clay Bavor, “não faz sentido ter armazenamentos separados”, já que a ideia é tornar todos os produtos interligados em uma só experiência social.
“Com este novo espaço de armazenamento combinado você não terá que se preocupar com o quanto está armazenando e onde. Por exemplo, talvez você seja heavy-user do Gmail, mas não utiliza tanto fotos. Ou talvez você estivesse quase no limite de armazenamento do Drive, mas usou apenas 2GB no Gmail. Agora não importa, porque você pode usar o armazenamento do jeito que você quiser”, disse Bavor no post oficial.
O executivo também afirma que a página do Google Drive será atualizada, para informar melhor os usuários sobre o armazenamento dos serviços. Para ver o quanto já usou de espaço e onde, basta passar o cursor sobre o gráfico exibido na página.
Para ampliar o espaço na nuvem, o Google oferece dois planos de expansão: 100GB, que sai por 5 dólares mensais; ou de 200GB, que custa 10 dólares por mês.
Segundo a empresa, a atualização será liberada para os usuários nas próximas semanas. Os usuários do Google Apps também terão armazenamento compartilhado.