O festival nacional da canção ”FestiAngola” é uma iniciativa do grupo Boavida em parceria com o Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente, com o intuito de valorizar e desenvolver os vários géneros musicais oriundos de Angola.

No evento, que contou com a presença do PCA do grupo Boa Vida, Tomazs Dowbor, e do Ministro da cultura, Jomo Fortunato, ficou esclarecido que os vencedores do FestiAngola serão anunciados durante uma gala prevista para o dia 17 de Setembro, em Luanda, em homenagem ao primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto.

Segundo o Ministro da Cultura, Turismo e Ambiente, Jomo Fortunato, “o concurso é pertinente e surgiu num momento oportuno, visando a valorização da conquista de Angola nos domínios do ganho da paz e da reconciliação nacional.”

Além da música, o concurso vai abranger os compositores e instrumentistas, e em particular os jovens que produzem vários estilos musicais. Quanto ao conteúdo das canções, o Ministro Jomo Fortunato disse que devem ser preferencialmente questões que abordam a nossa pátria, o respeito pelos símbolos nacionais, bem como questões de bom comportamento e exemplos.

Por: Ladiana Wemana